Busca

Pressione "Enter"

 

e-mail Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Terror clássico de William Castle ganha versão cruel em "A Casa da Colina"



Se você já viu esse filme, dê sua nota:




A Casa da Colina traz às telas remake de um dos grandes filmes de humor negro da história do cinema, House on Haunted Hill (1958), do diretor William Castle. Com muitas adaptações, o filme perdeu a principal atração de seu roteiro original: o mistério.

A antiga história de suspense em que um grupo de pessoas é convidado para uma festa sem conhecer o anfitrião, em uma grande mansão assombrada, ganhou ares cruéis e muitos efeitos digitais.

Realizado por Robert Zemeckis (De Volta Para o Futuro), o filme toma rumos bem diferentes da engraçada e enigmática história de 1958. A antiga mansão é agora um hospital psiquiátrico desativado. O elegante anfitrião milionário é um empresário sádico, dono de uma grande rede de parques de diversão. O que era uma brincadeira de investigação sobre assassinatos transforma-se em uma fuga dos espíritos demoníacos arrasadores.

A trama começa quando o grupo de convidados chega ao Instituto de Psiquiatria para Criminosos administrado por um médico louco chamado Dr. Vannacut. O local agora desativado, no passado foi palco de experiências que levavam a tortura humana aos níveis mais baixos de depravação. Os segredos do Instituto morreram junto às vítimas e aos realizadores do chamado "tratamento", quando a clínica sofreu um incêndio.

É na antiga casa no alto da colina que o bilionário empresário de parques temáticos Stephen Price (Geoffrey Rush) realiza a festa de comemoração do aniversário da esposa mimada Evelyn (Famke Janssen). Quando anfitriões e convidados se encontram, Price percebe que, curiosamente, aqueles cinco estranhos não são amigos de Evelyn, nem seus.

Num clima de desconfiança mútua, Stephen e Evelyn Price recebem os convidados, cada qual suspeitando uns com os outros. O verdadeiro motivo desse quinteto ter sido convocado só será desvendado bem mais tarde...

Price dá prosseguimento à comemoração anunciando que aqueles que conseguirem passar uma noite inteira na casa receberão um prêmio de um milhão de dólares cada um. A única ressalva é que permaneçam vivos. Secretamente, ele instalou na casa equipamentos para assustar os convidados, mas seus truques acabam sendo deixados em segundo plano, quando fatos estranhos começam a acontecer na clínica.

Sem o mesmo charme da versão de origem, A Casa da Colina é uma opção de terror enquanto Pânico 3 não chega às telas.

Apesar das mudanças no roteiro, a adaptação fica bem longe do nível da original. Pois nada como obra de um cineasta que dirigiu e produziu mais de 60 filmes de aventura, terror e thrillers para os cinemas.

Até sua morte, em 1977, Castle também era conhecido como um dos realizadores mais criativos e desinibidos do mundo do cinema. Seu estilo de publicidade incluía estacionar uma ambulância e vários enfermeiros na frente do cinema para o caso de algum espectador "morrer" de medo. Envie esta página para um amigo

Nas apresentações da versão original de 1958 de House on Haunted Hill - que no Brasil recebeu o título de A Casa dos Maus Espíritos - ele fazia com que esqueletos saíssem voando da tela sobre a cabeça do público. Castle também ofereceu seguro de vida para aqueles que tivessem um ataque de coração enquanto estivessem vendo seu filme Macabro e equipou as poltronas do cinema para que vibrassem quando as luzes se apagassem nas exibições de seu filme Força Diabólica.


   
 


A CASA DA COLINA

Título Original: House On Haunted Hill
País de Origem: EUA
Ano: 1999
Duração: 96min
Diretor: William Malone
Elenco: Geoffrey Rush, Famke Janssen, Taye Diggs, Peter Gallagher, Chris Kattan, Ali Larter, Bridgette Wilson









Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.