|
Fantasma persegue as cobaias de A Casa Amaldiçoada
Uma mansão mal-assombrada é o cenário e o tema do novo filme do diretor Jan de Bont, de Velocidade Máxima e Twister.
A Casa Amaldiçoada é baseado no livro de terror The Haunting of Hill House, de Shirley Jackson, que teve uma primeira e cultuada versão para o cinema, dirigida por Robert Wise em 1963. A Casa Almaldiçoada também toma como referência A Casa da Noite Eterna (1973), outro clássico do terror, em que um grupo de pessoas se reúne para estudar fenômenos paranormais em uma mansão assombrada. Em uma determinada cena, o espírito da casa entra debaixo dos lençóis da personagem sensitiva - o mesmo vai acontecer com Lili Taylor em A Casa Amaldiçoada.
O filme se passa em uma mansão impressionante, cheia de crianças e rostos infantis esculpidos nos aposentos. A Casa Hill foi construída há 130 anos por um barão da indústria têxtil, Hugh Crain, para sua mulher e para os filhos que nunca tiveram.
Mais de um século depois, o médico David Marrow (Liam Neeson) leva três pessoas para a Casa Hill a fim de fazer um estudo sobre distúrbios do sono, ocultando a verdadeira razão da experiência. São eles a bela Theo (Catherine Zeta-Jones), que não é a destemida que aparenta ser e faz questão de revelar sua bissexualidade, Luke (Owen Wilson), o primeiro a suspeitar das reais intenções do médico, e a sensível Eleanor (Lili Taylor, de Um Tiro para Andy Warhol).
Ventos gelados, gritos, crianças pedindo socorro: difícil ficar com medo de verdade em A Casa Amaldiçoada |
Todos são observados secretamente por Marrow, que pretende escrever um livro não sobre problemas com o sono, mas sobre medo e histeria em grupo.
Uma vez que a casa é o personagem central, De Bont e o oscarizado desenhista de produção Eugenio Zanetti (Amor Além da Vida) trataram de criar um cenário opressor, com espelhos no final dos corredores para dar a impressão de um alongamento interminável.
Os fenômenos paranormais que começam a atingir as cobais do Dr. Marrow parecem se fixar em Eleanor, que passa a ouvir vozes de crianças. Insegura e medrosa, ela irá se transformar ao descobrir que a maldição da Casa Hill está relacionada ao seu passado e que o perverso fantasma de Hugh Crain não irá sossegar enquanto não acabar com a sua sanidade. Recheado de bons efeitos especiais, incapazes de esconder a banalidade do roteiro, A Casa Amaldiçoada prega os sustos de sempre mas não consegue arrepiar o público, arrancando mais gargalhadas das situações inverossímeis do que gritos de medo.
|