|
Polanski revela mistérios e paixões através dos livros
O Último Portal traz mais uma obra de Roman Polanski instigada pelo mistério demoníaco.
Nela, Dean Corso (Johnny Depp) é um amante de livros raros que, por sua habilidade e ganância, é contatado para localizar exemplares de um lendário manual de invocação satânica: "The Nine Gates of the Kingdom of the Shadows".
Sua função é comprovar a autenticidade dos outros dois livros - localizados na Europa - a Boris Balkan (Frank Langella), um famoso amante e estudioso de livros do demônio.
É num cenário tenso e de suspense que Corso mergulha profundamente em sua jornada, presenciando fatos inexplicáveis, em um labirinto de armadilhas, tentações, violência, mortes e encontros inesperados.
Ao seu lado, surge a presença de uma espécie de "anjo da guarda", interpretado pela sensual Emmanuelle Seigner.
A atuação de Depp é esmerada e concisa. Sua seriedade aparente personifica, de maneira exemplar, sua cultura e conhecimento profissional, tornando seu personagem completamente verossímil.
Segredos serão revelados ao longo do trajeto, possibilitando que a trama, gradativamente, alcance um alto nível de mistério e surpresa.
A lenda oculta do livros passa a definir o significado da história, deixando claro, apenas no final, a verdadeira missão de Corso estimulada pelo contato ao livro escrito pelo próprio demônio.
O Último Portal é baseado no best-seller de 1993 The Club Dumas, de Arturo Pérez-Reverte. O filme traz uma exuberante viagem cinematográfica em locações surpreendentes na Espanha, Portugal e França, utilizadas como cenário desta moderna fábula enigmática.(Luciana Rocha)
|