"A Premonição" traz terror psicológico de Neil Jordan
"A Premonição" é o filme que marca a volta do cineasta Neil Jordan. Depois de ser aclamado pela crítica com o especial e desconcertante The Butcher Boy, traduzido no Brasil como "Nó na Garganta", Jordan traz, desta vez, um terror psicólogico.
O longa conta com bons nomes no elenco: Annette Bening (Os Imorais), Aidan Quinn (Caçada Ao Terrorista), Stephen Rea (Traídos Pelo Desejo), Robert Downey Jr. (Chaplin) e Paul Guilfoyle.
Apesar disso, a produção se perde um pouco pelo roteiro, de Bruce Robinson e Neil Jordan, parecendo não alcançar o mesmo efeito dos trabalhos anteriores do cineasta, como Traídos pelo Desejo e Entrevista com o Vampiro.
Claire Cooper (Annette Bening) interpreta uma mãe e exposa exemplar. Ela é uma ilustradora de livros infantis que, depois de sobreviver a um trágico acidente de carro, começa a ter sonhos estranhos, onde vê uma menina desaparecida da região.
Em pouco tempo, Claire descobre que está ligada à outra pessoa mentalmente, enxergando através dos olhos de um serial killer (Downey Jr.).
A trama começa a esquentar quando Benning descobre que a próxima vítima será sua filha Rebecca, interpretada por Katie Sagona.
Ninguém acredita em suas visões. Nem mesmo o marido Paul(Aidan Quinn), e Claire acaba sendo internada como louca pelo psiquiatra Dr. Silverman (Stephen Rea).
As imagens são bem construídas e a fotografia é interessante. O clima dark, quase surrealista, do diretor impregna todas as cenas, mas a história tem um desenrolar sem muita fidelidade, demonstrando grande número de clichês tradicionais em filmes de de terror psicológico.
|