|
O charme do talentoso ladrão de luxo Tom Ripley
Como um peixe fora d'água, Tom Ripley observa a alta sociedade dentro do aquário. Ele quer estar do lado de dentro a qualquer custo, nem que para isso tenha que matar.
O Talentoso Ripley é o primeiro filme de Anthony Minghella desde o aclamado vencedor do Oscar O Paciente Inglês.
Nesta produção o diretor conta a picante história de um jovem que vive no final dos anos 50 e suas aspirações em ser um membro da alta sociedade.
Seus talentos são vários: ele é ótimo imitador, muito persistente, falsificador, tem a capacidade de cobiçar, ser violento e, no fim, fingir-se inocente com orgulho. Ele ainda toca piano e é muito amigável. Matt Damon é o ladrão sedutor, que rouba o dinheiro, a vida e a identidade de um rico, e a dá para um pobre chamado Thomas Ripley.
O suspense criado por Minghella é na verdade uma uma adaptação da obra homônima de Patrícia Highsmith, publicada em 1955. O Talentoso Ripley ganhou sua primeira versão cinematográfica em 1960, em O Sol Por Testemunha (Purple Noon), estrelado por Alain Delon.
A trama tem início quando o americano Ripley é contratado por um milionário para ir à Europa com o objetivo de trazer de volta seu filho, Dickie Greenleaf (Jude Law). Ripley não pensa duas vezes e parte para a Itália. Chegando lá ele se apresenta como um colega de Dickie, que na verdade é um playboy que curte a vida às custas do pai.
É a partir daí que Tom Ripley começa a apresentar todos seus talentos. Ele se apodera rapidamente do estilo de vida e dos bens de Dickie. Mas, não é só pela vida do personagem interpretado por Law que Ripley se interessa, mas pelo próprio personagem, declarando sua atração sexual.
Todos formam um apaixonante triangulo de amizade, mas as coisas ficam estranhas quando Dickie começa a se incomodar pela obsessão de Ripley por sua pessoa e trejeitos, culminando numa briga em que Ripley mata Dickie.
A partir daí, Ripley incorpora a identidade de Dickie, adptandos-se facilmente à vida farta de roupas caras e grandes eventos, na verdade bancados pelo pai de Dickie, os Sr. Greenleaf.
Todos entram no mundo de Ripley. Ele levanta suspeitas mas consegue ser convincente e esperto, fazendo com que acreditem em suas farsas e mentiras.
Os únicos que não aceitam a rápida ascensão do garoto e sumiço de Dickie são: Marge (Gwyneth Paltrow), e o amigo esnobe de Dickie, Freddie Miles, interpretado otimamente por Phillip Seymour Hoffman.
Bem diferente de O Céu Por Testemunha, O Talentoso Ripley aposta num final intrigante, dando ao personagem central uma ambiguidade pouco tradicional, dividindo o público no julgamento dos crimes cometidos por ele.
|