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Diário da Filmagem
02/07/99
- Sexta-feira
Tínhamos uma pequena externa agendada: quatro planos na fachada da casa
de Júlio e Márcia. O dia amanheceu cinzento, ameaçando chuva, mas a produção
resolveu arriscar. Às nove da manhã, estávamos prontos para rodar o plano
do entregador de pizza. O ator estava lá, mas faltava a pizza. Também,
quem pede pizza a essa hora? Então ouvimos o barulho de uma moto chegando,
trazendo a dita cuja. Quem disse que cinema brasileiro sempre acaba em
pizza? No caso, de muzzarela e califórnia. O plano seguinte era a saída
de Márcia e Teodoro da casa, acompanhada ao longe por Anamaria.
Rodamos o ponto de vista sem problemas (inclusive com o ator dirigindo
a moto da tele-entrega) e preparamos o close de Maria Ribeiro. O problema
é que ela tinha acordado às nove da manhã e ainda estava com os olhos
inchados de sono, enquanto a ação desejada era de uma garota espertíssima,
mais alerta do que nunca.
Maria
voltou para nosso trailer-camarim e aplicou uma receita antiga, referendada
pela sua colega Maitê Proença: molhar os olhos com algodão embebido em
água bem gelada. O processo nos atrasou uns quinze minutos, mas funcionou
muito bem. Rodamos o close sem problemas. Antes de abandonar a locação,
ainda refilmamos um plano do Bomtempo na janela da casa, de modo a obter
uma melhor continuidade de luz com a situação climática que estávamos
enfrentando. No momento em que terminamos, começou a chover.
De volta ao estúdio, almoçamos e partimos para uma série de planos no
apartamento de Anamaria, primeiro no banheiro, depois na sala. Foi uma
bela oportunidade da atriz Ana Maria Mainieri provar seu potencial dramático,
contracenando de igual para igual com Maitê Proença numa situação emocionalmente
muito complicada. Mil pontos para a Aninha, que ainda nos surpreenderia
mais tarde, num plano em que chorou copiosamente, levando a Maitê também
às lágrimas.
Na
sala, tínhamos previsto duas gruas, ambas de marcação complexa. Mas o
estúdio facilita tudo, pelo espaço e pela facilidade de comunicação da
equipe. Rodamos o primeiro depois de uns quarenta minutos de preparação,
enquanto o segundo nos tomou menos de meia-hora. E ambos valeram a pena,
porque marcam momentos decisivos do enredo. Eram mais de sete e meia da
noite, mas o Alex ainda queria fazer um plano de cobertura (para ser usado
caso necessário) para uma cena filmada há uma semana. Era para ser rápido,
mas foi trabalhoso. Fizemos o plano e acionamos a sirene de encerramento
do expediente.
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CAPA
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