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É um diálogo longo (três páginas) e fundamental para a história (diria o Sid Fyeld que é a passagem do primeiro para o segundo ato do roteiro). O principal problema: os dois atores estavam sobre uma pedra na beira do córrego que vem da cachoeira, vestidos com roupa de banho, e a temperatura ambiente era de uns oito graus. Mas aí o Alemão Gerson (maquinista e assistente de produção) veio com a solução: entre a pedra gelada e a toalha sobre a qual os atores ficavam, colocou um lençol térmico, desses que têm uma resistência no tecido e esquentam quando ligados na luz. Resultado: a pedra ficou quentinha, dando um pouco mais de conforto para o elenco (até que o lençol começou a dar choque, no final da tarde, mas aí já estávamos no fim). Depois de fazer todo o diálogo, filmamos a chegada das meninas, primeira cena em que aparecem Anamaria (Maria Ribeiro) e Guida (Ana Maria Mainieri). Para ganhar tempo, simplificamos a decupagem, fazendo tudo em apenas dois planos, com o uso da grua. Ficou legal (espero).
Para driblar a fome (a idéia era almoçar só no fim das filmagens), traçamos quilos de sanduíches e pastéis e litros de café. E preparamos a cena mais complicada do dia (e uma das mais delicadas do filme todo): a transa de Márcia e Júlio, que vem depois do beijo na cachoeira. Eu pensava em dois tipos básicos de enquadramento: bem abertos, com a câmara na grua, perto da copa das árvores; e bem fechados, com a câmara perto da pedra (mas ainda sobre a grua), para fazer os closes. Começamos com os abertos. O sol estava ajudando. Céu azul, quase sem nuvens. A Maitê e o Roberto agüentaram bem o frio. Paulo Verri, o operador da grua, teve uma idéia: fazer um travelling sobre a água do córrego, até chegar na pedra "quente". O plano ficou legal, apesar de eu não saber exatamente onde vamos editá-lo. (Mas é isso é problema do Giba, o montador). Fomos para os closes com a temperatura (e a luz natural) caindo cada vez mais. Filmamos rápido, sempre com a câmara em movimento, mas cada troca de rolo era uma tortura para as atores. Às quatro da tarde, tudo estava terminado (inclusive o estoque de negativo). Almoçamos e voltamos para Porto Alegre. O saldo dos três primeiros dias de filmagem parece ser bom: mais de sessenta planos filmados, uma das locações mais difíceis eliminada e nenhum problema técnico grave. Mas, na verdade, a gente ainda nem começou. Acompanhe o dia-a-dia das
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