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Diário da Filmagem
04/07/99
- Domingo
Continuamos no escritório de Júlio, desta vez para fazer duas cenas do
início do filme, uma pequena e relativamente simples, e outra cheia de
detalhes. Para agilizar a filmagem, primeiro rodamos todas os planos em
que a câmara ficava atrás da estante do escritório. Eram mais de dez,
que aconteciam em diferentes momentos das cenas, o que exigiu muita atenção
do Bel, nosso continuísta. Júlio agora está de óculos ou não? E o copo
de uísque está em quadro ou não? São pequenos detalhes, que podem até
parecer insignificantes, mas que, se esquecidos, simplesmente impedem
a montagem, trazendo muita dor de cabeça na finalização. Acho que não
nos enganamos. Assim espero.
Assim que a câmara saiu de trás da estante, as coisas ficaram mais tranqüilas,
porque foi possível fazer os diálogos entre Márcia e Júlio praticamente
na ordem do roteiro. A decupagem previa uns sete ou oito planos, mas,
pela marcação dos atores, vimos que era possível resolver tudo em quatro.
Foi o que fizemos. Para encerrar a participação da Maitê, rodamos ainda
o plano em que Márcia volta do banho, enrolada numa toalha, e pergunta
para Júlio se ele vai continuar trabalhando. E ele continua lá, no computador,
o que não deixa de ser uma prova de que Júlio não está regulando bem.
No fim da tarde, belo pôr-do-sol no rio Guaíba. Rio? Estuário? Lago? A
polêmica se instalou. Saímos do armazém escuro para a luz do final deste
domingo e posamos para aquelas fotos caretésimas sem culpa nenhuma. Vamos
sentir saudades desse lugar.
O final do dia foi de muita concentração, porque faríamos os planos de
"Sabrina", a namorada virtual de Júlio, que é interpretada pela atriz
gaúcha Cleo de Páris. A Rosângela Cortinhas, nossa figurinista, quando
discutimos, há muito tempo, o que Sabrina estaria vestindo na cena, teve
uma idéia audaciosa: em vez de roupas reveladoras, ela estaria toda tatuada.
Gostei da idéia, que foi executada por Marco Tattoo, das dez da manhã
às seis e meia da tarde. Mais de oito horas de trabalho para fazer de
Sabrina uma aparição ao mesmo tempo contemporânea e tribal (os desenhos,
abstratos, formam uma espécie de renda sobre o corpo da atriz). Acho que
ficou muito bonito. O Alex também caprichou na luz.
E, como está virando rotina neste filme, a Cleo teve que agüentar o frio
vestida com... Bom, acho que uma tatuagem não esquenta muito. Há umas
duas semanas atrás, eu tive a idéia de fazer um plano extra na cena, não
previsto no roteiro, que exigia um cuidado muito grande para a posição
da atriz no quadro. A filmagem foi complicada, mas divertida. Para a mão
do Bomtempo entrar em quadro como queríamos (o plano era um ponto de vista
do personagem) tive que segurar a sua cabeça meio de lado, numa posição
certamente desagradável e a um passo de provocar um torcicolo. Mas tudo
correu bem, embora tenhamos passado um pouco do horário previsto. Às nove
da noite terminamos. A Cleo vestiu-se e foi tirar a tatuagem em casa.
E amanhã é foooolgaaa.
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CAPA
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