Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil  

Diário da Filmagem

09/06/99 - Quarta-feira

Dia inteiro de estúdio. E parece que São Pedro está de olho no nosso cronograma: mandou uma chuva quase torrencial, desde as primeiras horas da manhã. Apesar de atrapalhar um pouco (o ruído da água no telhado e nas calhas do armazém nos fez atrasar alguns planos), é bom que a chuva venha agora, pois não temos externas nos próximos dias.

Começamos do ponto em que as filmagens foram encerradas ontem: a primeira cena da delegacia. Como o plano mais aberto estava feito, partimos para os closes de Júlio (Roberto Bomtempo) recebendo uma pressão do delegado (Júlio Saraiva) para que confesse. Logo depois, os closes do delegado.

Depois do almoço, partimos para segunda cena da delegacia, mais fácil e bem mais curta, só que com outra luz (era uma cena diurna, ao contrário da anterior, que era noturna). Isso sempre implica num bom tempo de troca de luz. Mas, antes das três e meia, estávamos prontos.

Partimos imediatamente para as duas cenas no banheiro da casa de campo. As externas serão realizadas em Gramado, bem como alguns interiores, mas banheiros sempre são pequenos demais para filmar. O Fiapo (diretor de arte), montou um banheiro de três paredes no estúdio, com chuveiro elétrico e tudo, pois as atrizes ficariam dentro do box, tomando banho.

Tínhamos duas opções de cortina para o box, mas ambas, quando ligamos a luz real da cena, revelaram-se ineficazes: uma era opaca demais, e não permitia ver nada; a outra era transparente demais, permitindo ver mais do que o desejado. O Fiapo saiu correndo para buscar uma intermediária, desta vez com a textura perfeita para o efeito que queríamos.

A cena ficou bem engraçada. É um dos poucos momentos do filme que pretende ter clima de comédia, e o Bomtempo mostrou quão desajeitado é o seu personagem. As meninas, depois do banho gelado na cachoeira, agüentarem sem reclamar a água quentinha do box e ainda tiveram tempo de posar para algumas fotos.

Apesar de chuva, que atrasou um pouco a chegada dos atores pela manhã, e apesar da ressaca do show do Wander (alguns dos "estrangeiros" do filme ainda esticaram um pouco a noitada) mais uma vez cumprimos o cronograma e deixamos o set cansados, mas satisfeitos. E São Pedro pode continuar mandando água!

Acompanhe o dia-a-dia das filmagens de Tolerância e veja imagens exclusivas em Atrás da Câmara.

MAIO JUNHO JULHO


CAPA



Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.