|
Diário da Filmagem
18/07/99 - domingo
Penúltimo dia. Deixamos para o final das filmagens três cenas no bar Ocidente, que acontecem durante o aniversário de 18 anos de Guida (Ana Maria Mainieri). Ao mesmo tempo, é a estréia da banda de Guida (5 meninas), que é produzida por Anamaria (Maria Ribeiro). Além da quantidade de planos para rodar, também me preocupava a movimentação de nossos 60 figurantes. Decidi delegar esta responsabilidade para minha assistente, Ana Azevedo, e me concentrar ao máximo na direção dos atores. Também estabelecemos uma estratégia para os dois dias: no primeiro, as cenas que exigiriam mais dramaticidade, deixando para o segundo o clima de festa, com a banda tocando no palco.
Exatamente quando o Brasil iniciava o jogo contra o Uruguai, (para desespero do Bomtempo, que queria assistir à final) começamos a rodar o diálogo entre Júlio e Anamaria, no balcão. Ela está um pouco bêbada e assedia Júlio explicitamente. Só a chegada de Guida a afasta. A figuração (com umas 20 pessoas) funcionou bem, sempre sob o comando da Ana. A segunda cena contava a chegada de Júlio no bar e a entrega dos presentes para sua filha. Desta vez, com 60 figurantes, tivemos muito mais trabalho. À medida em que a noite avançava, sentíamos o desgaste de quase dois meses filmando (sem nunca ter enfrentado uma madrugada como aquela).
Terminamos às três da manhã, num clima meio estranho: todos estavam sabendo que agora faltava apenas um dia para desmanchar nosso pequeno exército cinematográfico. A chuva, que caía sem parar, acompanhada de um vento frio, aumentava a melancolia de toda a equipe. Quando cheguei em casa, baixei as fotos daquela noite para o computador e fiquei olhando por algum tempo. Fiquei com vontade de conversar com alguém, mas estava sozinho. Olhei mais um pouco as fotos e fui dormir.
Veja imagens exclusivas em
Atrás da Câmara.
CAPA
|