|
Diário da Filmagem
26/06/99 - Sábado
Último
dia em São Lourenço do Sul. Nosso cronograma previa duas cenas de diálogo
(sala da fazenda e varanda) e duas externas curtas (chegada do carro e
estrada). Com muito sol, temperatura agradável e a certeza de que não
haveria chuva, fizemos a chegada do carro e começamos a preparar a cena
da varanda. Quando estava tudo pronto para rodar, algumas nuvens começaram
a tapar e destapar o sol em intervalos irregulares (e muito irritantes
para quem quer filmar). A solução foi cortar a luz do sol, que era lateral,
com uma grande tapadeira de pano e colocar luz artificial. Mantínhamos
o fundo do plano (campo aberto a perder de vista) e garantíamos regularidade
no rosto dos personagens.
Foi uma cena complicada para filmar, com um dos planos repetidos oito
vezes. Apesar de todos os ensaios, o Werner e a Maitê demoraram um pouco
para aquecer. O ambiente um pouco dispersivo das externas (havia algumas
pessoas visitando o set) sempre prejudica cenas de diálogo. Terminamos
à uma da tarde.
Depois
do almoço, fomos para a sala da fazenda, dominada por um retrato do patriarca
da família (o pai dos três irmãos - Orestes, Juvenal e Teodoro). Desta
vez, a mágica funcionou de primeira: quase todos os planos foram rodados
apenas uma vez, com boa intensidade dramática. Terminamos antes das quatro.
Para
não repetir a correria do dia anterior, fomos para a estrada imediatamente,
colocar a câmara e esperar a luz adequada. Pelas cinco, estava tudo pronto:
Polícia Rodoviária a postos, câmara na "traquitana" que a sustenta meio
metro fora do carro, Maitê e Nelson Diniz no carro de Márcia. Ficamos
até às seis e meia esperando que a luz chegasse na intensidade certa,
o tal "lusco-fusco", e rodamos o plano sem problemas (apesar do frio e
do vento, dispensáveis para o bando de gripados e ex-gripados que somos).
Missão cumprida, retornamos à base, isto é, à fazenda, onde o ônibus já
nos esperava para a viagem de volta a Porto Alegre.
Acompanhe o dia-a-dia das
filmagens de Tolerância e veja imagens exclusivas em Atrás
da Câmara.
CAPA
|