Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil  

Diário da Filmagem

26/06/99 - Sábado

Último dia em São Lourenço do Sul. Nosso cronograma previa duas cenas de diálogo (sala da fazenda e varanda) e duas externas curtas (chegada do carro e estrada). Com muito sol, temperatura agradável e a certeza de que não haveria chuva, fizemos a chegada do carro e começamos a preparar a cena da varanda. Quando estava tudo pronto para rodar, algumas nuvens começaram a tapar e destapar o sol em intervalos irregulares (e muito irritantes para quem quer filmar). A solução foi cortar a luz do sol, que era lateral, com uma grande tapadeira de pano e colocar luz artificial. Mantínhamos o fundo do plano (campo aberto a perder de vista) e garantíamos regularidade no rosto dos personagens.

Foi uma cena complicada para filmar, com um dos planos repetidos oito vezes. Apesar de todos os ensaios, o Werner e a Maitê demoraram um pouco para aquecer. O ambiente um pouco dispersivo das externas (havia algumas pessoas visitando o set) sempre prejudica cenas de diálogo. Terminamos à uma da tarde.



Depois do almoço, fomos para a sala da fazenda, dominada por um retrato do patriarca da família (o pai dos três irmãos - Orestes, Juvenal e Teodoro). Desta vez, a mágica funcionou de primeira: quase todos os planos foram rodados apenas uma vez, com boa intensidade dramática. Terminamos antes das quatro.


Para não repetir a correria do dia anterior, fomos para a estrada imediatamente, colocar a câmara e esperar a luz adequada. Pelas cinco, estava tudo pronto: Polícia Rodoviária a postos, câmara na "traquitana" que a sustenta meio metro fora do carro, Maitê e Nelson Diniz no carro de Márcia. Ficamos até às seis e meia esperando que a luz chegasse na intensidade certa, o tal "lusco-fusco", e rodamos o plano sem problemas (apesar do frio e do vento, dispensáveis para o bando de gripados e ex-gripados que somos). Missão cumprida, retornamos à base, isto é, à fazenda, onde o ônibus já nos esperava para a viagem de volta a Porto Alegre.

Acompanhe o dia-a-dia das filmagens de Tolerância e veja imagens exclusivas em Atrás da Câmara.


MAIO JUNHO JULHO


CAPA


Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.