Artigo: Como é ser vegano no interior do Ceará
O veganismo propõe um estilo de vida barato, então tem como viver se alimentando bem com grãos, cereais, frutas, legumes, vegetais, etc
Muita gente me pergunta se é difícil ser vegano aqui no nordeste (a pergunta tem raiz em um preconceito inconsciente), mas muita gente não faz ideia de como é mesmo, e eu digo, é muito, mas muito mais fácil, acessível e barato ser vegano aqui.
Juazeiro do Norte, Cariri, Ceará. pic.twitter.com/XVYU3SOFsg
— Vegano Periférico (@VeganoPerifa) October 19, 2021
É muito comum, quase que diariamente, as pessoas me abordam com a dúvida: é muito difícil ser vegano aí no Nordeste?
Geralmente essa pergunta vem de uma mente muito condicionada em industrializados e substitutos iguais a carne, leite, queijos e ovos que são vendidos a preços absurdos em redes de supermercados Brasil afora, que costumam ser produzidos por empresas responsáveis pela exploração animal.
Mas, mesmo aqui em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, não consumimos e nunca sentimos vontade alguma de comprar esses industrializados com selinho vegan, até porque não temos condições financeiras para bancar isso, e o foco é alimentação verdadeira e barata, sem dependência em megaempresas que visam o lucro acima de qualquer coisa.
Quando falamos que é mais barato ser vegano, estamos falando de comida mesmo: grãos, cereais, frutas, legumes, vegetais, entre diversos outros alimentos que são a base da nossa alimentação.