Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Distrito mais populoso de SP, Grajaú festeja 62 anos

Aniversário será comemorado com atrações e atividades, que acontecem desde quinta-feira (24) e vão até o próximo domingo (27)

25 nov 2022 - 09h17
Compartilhar
Exibir comentários
BNH, bairro planejado do Grajaú, zona sul de SP
BNH, bairro planejado do Grajaú, zona sul de SP
Foto: Associação Mirante do Grajaú/Reprodução

O Grajaú, distrito da periferia do extremo sul de São Paulo, completará 62 anos no próximo (27), e para comemorar, artistas e lideranças comunitárias irão realizar uma série de atividades culturais, que incluem desde grafites pela região até fanfarras feitas por alunos de escolas da região, que vão percorrer por ruas locais. 

Além disso, uma festa de aniversário está sendo preparada e contará com atrações como os grupos de pagode Sampa Crew e Pedindo Bis, do forró, Marquinhos Sensação, e artistas locais como Dj Nabão e outros. Os shows começam às 11h e vão até às 22h deste domingo. 

Nesta quinta-feira (24), um grupo de 45 artistas da região dará início a um grafite que irá homenagear a quebrada e os artistas que ali vivem. A arte é feita em um muro do Conjunto Habitacional Brigadeiro Faria Lima, o BNH, único bairro planejado do Grajaú, e mesmo local onde ocorrerão os shows.  

Um dos organizadores do evento, ao lado de Rena Moreira, Marcelo Flin fala ao Visão do Corre sobre a expectativa para o aniversário do Grajaú e das comemorações. “A ideia é termos aprendizes e professores, alguns com seus primeiros trabalhos, ao lado de outros artistas que já estão  há anos no mundo do grafite. A troca de informação entre gerações e mostrar que é possível manifestar a arte e a cultura mesmo na periferia”.

Sobre o Grajaú

O bairro nasceu na década de 60, quando a cidade vivia um momento de expansão intensa durante o processo industrial. Atualmente, segundo o Mapa da Desigualdade 2022, o Grajaú possui uma população de 392 mil pessoas, e é o bairro mais populoso da cidade de São Paulo. 

Administrado pela Subprefeitura da Capela do Socorro, seus limites são os distritos de Pedreira, Cidade Dutra, Parelheiros e o município de São Bernardo do Campo e Diadema. Fica a 26 km da Praça da Sé e 14 km dos principais bairros da zona sul da cidade como Santo Amaro e Jabaquara.

Além da luta diária por melhorias, principalmente em transporte, mobilidade, infraestrutura, o bairro quebra alguns estereótipos e mostra sua força na cultura, lazer, educação e empreendedorismo aos jovens de periferia, além dos seus projetos sociais desenvolvidos por lideranças locais.

Bairros como Parque Residencial Cocaia, Jardim Novo Horizonte, Jardim Eliana, Parque Grajaú, Jardim Varginha, Cantinho do Céu e Vila Natal contam com grande atividade comercial, enquanto bairros como Jardim São Bernardo, Jardim Shangrila, Jardim Ellus, Jardim Marilda, Palmares, Jardim Noronha e Parque América são sobretudo residenciais.

O Grajaú também é a raiz para diversos artistas como Criolo, Maria Vilani e Rael da Rima, além de grupos de rap como Facção Central e Grajaú Rap City. O bairro também é sede para o melhor do samba do Pagode da 27, Samba da Praça e Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio. 

No dicionário Aurélio, Grajaú tem como significado “uma espécie de cesto fechado e oblongo, no qual os roceiros transportam galinhas e outras aves ao mercado”. Ou “um tipo de recipiente no qual é transportada a louça de barro, a cavalo ou a pé”. Ou ainda, “uma espécie de caixa para acondicionamento de peixe seco”. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade