Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MC Ig diz que berço do funk está 'morto' e artistas reagem

Cantor disse que Cidade Tiradentes, na zona leste, 'está morta', e causou incômodo em MCs que defendem o bairro que é berço do funk

29 set 2022 - 16h49
(atualizado em 30/9/2022 às 19h18)
Compartilhar
Exibir comentários
MC Ig e MC Dede, expoentes do funk em SP
MC Ig e MC Dede, expoentes do funk em SP
Foto: Reprodução/Instagram

Uma fala do cantor Igor Guilherme, conhecido como MC Ig, sobre a Cidade Tiradentes, bairro da periferia da zona leste de São Paulo, gerou desconforto entre outros artistas do gênero nesta quinta-feira (29).

Em um vídeo vazado com a voz de MC Ig falando ao telefone, o artista diz que a "[Cidade] Tiradentes está morta no funk". O bairro é considerado pelos funkeiros paulistas como berço do gênero na cidade de São Paulo, e onde reside diversos artistas. Veja, abaixo, o vídeo com a fala de Ig.

Depois da repercussão, o cantor MC Amaral, que é um dos artistas que ganhou projeção no funk graças às apresentações no bairro, entre o final dos anos 2000 e início dos anos 2010, disse que conversou com Ig, e que a gravação tratava-se de um momento de "zoeira" entre o artista e um amigo.

Cria da Cidade Tiradentes e um dos expoentes do funk de São Paulo, MC Dede também usou as redes sociais para se manifestar sobre a fala do MC Ig, afirmando ter ficado "chateado com as palavras desmerecendo a quebrada". 

"Cidade Tiradentes, se você não sabe, é um dos maiores complexos da América Latina, uma das maiores cohabs (conjuntos habitacionais), onde tem muitos sonhos e muitos moleques bons, então, mais respeito à minha quebrada. Tem moleque que saiu daqui e ganhou o mundo", disse Dede.

Outro artista que usou as redes sociais para mostrar descontentamento com Ig foi o MC Keké. No Twitter, o cantor disse que não costuma opinar sobre brigas das internet, "mas falar da Tiradentes ou da Mooca vai voltar de ré". Ele também publicou um vídeo do MC Kauan (preso em agosto por suposto tráfico de drogas) dizendo que "quem puxou o funk para São Paulo foram os caras da Mooca e Tiradentes".

Em seguida, na tarde desta quinta-feira, Keké publicou em um story do Instagram uma mensagem dizendo que MC Ig se retratou sobre a fala. "O mano me pediu desculpas e é papo encerrado. Não dá para falar essas coisas da história do funk, nem brincando", escreveu. MC Dede fez o mesmo, e disse que Ig também se retratou com ele e "com toda rapazeadinha". 

A Cidade Tiradentes é considera parte importante da história do funk paulista porque foi onde os MCs da Baixada Santista, onde concentrava os maiores cantores do gênero no Estado, passaram a se apresentar e construir o chamado 'funk ostentação', há cerca de uma década. O bairro, então, passou a projetar nomes do gênero que moravam na região, e fez parte da ascensão do estilo na cidade de São Paulo.

MC Ig reconhece a importância do bairro para o funk do qual ele faz parte, e usou o Instagram para pedir desculpa. "Estou me redimindo pela minha humildade, mas em nenhum momento estava falando do funk ou mal da quebrada, até porque eu colo na quebrada desde 2014, canto lá e não cobro nenhum real", disse Ig.

"Estou me redimindo pelas pessoas da quebrada e por todo respeito que tenho pela quebrada, mas tem uns manos oportunistas que estão querendo se aparecer", disse Ig. O artista afirmou ainda que não é possível tirar nenhuma conclusão com o trecho do vídeo vazado com sua voz. "Cidade Tiradentes, para quem não sabe, é a minha quebrada também, sempre encostei, mesmo sendo da [zona] norte", publicou o MC. 

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade