Vamos entender o que é o STF?
No Simplão do Corre desta segunda-feira (12), Roberta Camargo fala sobre quem realiza a manutenção da Constituição
Quando a gente joga no Google a sigla "STF", logo depois dos perfis oficiais da Suprema Corte, estão as manchetes relacionadas ao tema e boa parte delas são sobre ataques sofridos pelo Tribunal, vindos de diferentes instâncias do governo e da sociedade civil.
Depois das mobilizações de 07 de setembro, achei que conversar sobre o Supremo Tribunal Federal era importante, para o nosso entendimento sobre o que está acontecendo e para ampliar o diálogo quando a gente se depara com manchetes e fatos envolvendo esse pilar da democracia por aí.
Uma pesquisa feita pela Quaest em junho deste ano aponta que 70% da população não sabe o que significa STF e que 22% nunca ouviram falar sobre ele. Pensei: cabe ao Simplão ampliar esse papo com a comunidade, né? Em meio a tantas ações de ameaça à nossa democracia, mas também de medidas de apoio ao sistema que rege o nosso país, o diálogo correto sobre o papel da Suprema Corte é essencial.
Quem me ajudou nessa conversa foi o advogado Gabriel Prado. Ele relembrou a estrutura prevista pela Constituição de como vivemos por aqui, regidos pelos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário - onde está o STF e quais são os impactos dos conflitos entre eles para o nosso país.