De natação a boxe, veja a entrega necessária em 4 esportes
Entrega, superação, força de vontade, técnica, razão, emoção e conquista. Os ingredientes para uma história de sucesso no esporte são amplamente conhecidos. Colocá-los em prática é que são elas. Atletas são unânimes em dizer que as grandes vitórias estão diretamente ligadas ao tempo e ao esforço dedicados as suas modalidades.
Mas qual esforço e por quanto tempo? Nós listamos quatro esportes para mostrar o quanto eles exigem de seus atletas.
Boxe
Força, concentração, disciplina e velocidade. Uma hora de boxe pode queimar, em média, de 600 a 800 calorias, fazendo com que você mexa ombros, braços, costas, peitoral e abdômen durante os movimentos.
Pugilistas profissionais costumam treinar cerca de seis horas diariamente para atingir bons resultados, além de uma busca diária dos melhores resultados dentro do ringue.
Embora as lutas sejam rápidas – nos Jogos Olímpicos costumam ser disputadas em apenas três rounds de três minutos – elas são extremamente cansativas e exigem, inclusive, força mental.
Tênis
Esporte que exige esforços de curta duração e grande intensidade, o tênis pede treinamento constante, inclusive em meio aos torneios. Os atletas profissionais costumam reservar de três a quatro horas por dia para o esporte, e outras duas de preparação física, com exercícios aeróbicos e musculares como corrida e levantamento de peso.
Em uma partida de três sets, com duração de duas horas, um jogador de tênis corre, em média, 2,5 km. O bom tenista é aquele que domina duas características primordiais: se cansar mais lentamente e se recuperar mais rápido.
Natação
Entre 200 e 400 milésimos de segundo é o tempo que um nadador leva para reagir à ordem de largada; 700 calorias é o quanto se queima nadando durante uma hora. Respiração, agilidade, reflexo, resistência e força são apenas alguns dos requisitos para enfrentar competições olímpicas na água.
Treinos de 6 km a 7 km por dia são fundamentais para um nadador profissional, mas não o suficiente. Natação requer técnica apurada e reflexo. Nadar diferentes estilos entre os treinos também ajuda a trabalhar diferentes grupos musculares.
Handebol
Pressão, força, habilidade para driblar e eficácia para pontuar. Em uma partida de handebol, o jogador só pode ficar com a bola na mão por até três segundos e só são permitidos três passos com a bola na mão sem quicá-la no chão. Diferentemente dos demais esportes aqui citados, exige um preparo individual e coletivo.
Adiciona-se a isso que cada posição no handebol exige uma participação e, consequentemente, treinamento diferentes. Treinos aeróbicos e anaeróbicos atuam na performance e recuperação do atleta após cada prova.