Mesmo com a crise, Black Friday tem previsão de recorde de vendas em 2016
Desde que foi introduzida no país no início desta década, a Black Friday tornou-se rapidamente uma das datas mais esperadas do comércio eletrônico brasileiro. Seu faturamento em 2011 pulou de R$ 100 milhões para R$ 1,6 bilhão em 2015, e tudo indica que neste ano as vendas vão aumentar ainda mais.
A tendência mostra que as últimas datas especiais já apresentaram aumento de 8% nas vendas no Dia das Mães, 12% no Dia dos Pais e 16% no Dia dos Namorados. Esse cenário fez com que o Google, em parceria com a Provokers, realizasse uma pesquisa em agosto para prever o comportamento do consumidor na Black Friday 2016, e os resultados são mais que animadores:
. Três quartos dos 40 milhões de consumidores online brasileiros já fizeram compras em alguma edição da Black Friday. E três em cada quatro consumidores online se dizem engajados ou animados com a edição deste ano.
. O gasto médio do consumidor em 2015 foi de R$ 1.018, o dobro de outras datas do ano. Em média, 23% dos consumidores gastaram R$ 3.041.
. O cartão de crédito é a forma mais usada pela grande maioria dos consumidores, sendo 33% dessas compras feitas à vista.
. As compras do Black Friday são pessoais. Dos consumidores, 53% compram para si mesmos. Os demais, 19%, compram para presentear e 27% para ambos, antecipando as compras de Natal.
Novembro, dezembro e janeiro são meses da mais alta temporada de compras no Brasil:
Com a crise, e até por causa dela, muita gente já está esperando as ofertas da Black Friday para fazer suas compras de fim de ano. É a oportunidade ideal para empresas, como a sua, ficarem online e aproveitarem para se destacar, não apenas agora, mas em todas as datas do ano.
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Fontes: E-commercebrasil.com.br, Google e Provokers.