#PartiuCultura: veja passeios culturais em cidades de praia
Em pleno verão, as praias do Brasil são lugares ideais para se refrescar no mar, pegar um bronzeado ou simplesmente relaxar e deixar de lado um pouco a correria do dia a dia. Mas entre um mergulho e outro, muitas cidades litorâneas também reservam passeios culturais que valem a pena a visita.
Conhecer mais a história e as diferentes culturas deste nosso país com dimensões continentais é uma boa pedida para quem for à praia e tem um tempinho sobrando. Claro que são muitas opções de roteiros, mas nós listamos alguns deles para você. Confira!
MAR (Museu de Arte do Rio), Rio de Janeiro-RJ
Além de toda a integração entre a cidade e a natureza, várias atrações recentes reforçam o convite para conhecer a Cidade Maravilhosa. Uma delas é o Museu de Arte do Rio/MAR, que está instalado em dois prédios de estilos arquitetônicos diferentes, com quatro andares de exposições e um só para a arte contemporânea.
Até março, seis exposições estarão em cartaz e é possível realizar uma viagem pela arte por meio de atividades e visitas mediadas especiais para a estação mais celebrada do ano.
Dicas
No verão, apresentações musicais e festas também serão realizadas às sextas com o 'MAR de Música'. O horário de visitação é: terças e sextas-feiras, das 10h às 20h (acesso até 19h). Demais dias, das 10h às 18h (acesso até 17h). Fique atento: na segunda-feira, o museu fica fechado.
MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói, Niterói-RJ
Não há praticamente uma linha reta na arquitetura do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Pode-se dizer que é sem dúvida umas das obras mais importantes do brasileiro Oscar Niemeyer. "Sou atraído por fluxo livre, curvas sensuais", disse o arquiteto sobre a obra.
Quem visita a praça de 2.500 m² onde fica o Museu de Arte Contemporânea de Niterói admira uma obra na qual a técnica dá expressivo suporte à arte. Foram necessários cinco anos para erguer a estrutura de quatro pavimentos.
Dicas
O local possui acervo próprio e exposições temporárias. O endereço é: Mirante da Boa Viagem, s/ nº, Niterói, RJ. Os ingressos custam R$ 5 e maiores informações podem ser solicitadas pelo telefone: (21) 2620-2481.
Fortaleza da Barra, Guarujá-SP
Para os paulistas ou turistas que estiverem curtindo o litoral de São Paulo também há roteiros interessantes. Perto das belas praias do Guarujá, há uma fortaleza histórica que também funciona como museu.
A Fortaleza da Barra, também chamada de Fortaleza de Santo Amaro, é considerada monumento histórico-militar desta cidade do litoral sul paulista. Ela foi construída em 1584 para defesa do município e dos navios atracados no porto, que eram alvo principalmente de navios piratas.
O local ficou ativo até 1905, quando foi substituído pela Fortaleza de Itaipu (Praia Grande). Foi tombado em 1967.
Além de conhecer de perto a fortaleza e tirar muitas fotos da bela vista para o canal de Santos, o local também abriga acervos, como a exposição, "Lugares da Memória. Resistência e repressão em São Paulo", que ficará no museu até dia 26 de abril. De terça a domingo, das 9h às 17h.
Dicas
É possível conhecer o lugar em uma manhã. Aproveite para almoçar em alguns dos restaurantes de frutos do mar, em Santos ou no Guarujá, e ainda ter a tarde livre para um novo passeio.
A entrada na Fortaleza é gratuita e o acesso é feito por barcas que custam cerca de R$ 10 e saem de Santos ou do Guarujá. As visitações durante a semana acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, abre das 10h às 18h. Os agendamentos para visitação são necessários para grupos com mais de quatro pessoas e devem ser feitos pelo e-mail: fortalezadabarra@gmail.com ou pelo telefone 3384-6194, por onde se podem obter outras informações.
Centro Histórico, Porto Seguro-BA
Para os lados do maravilhoso e acolhedor Nordeste, não tem como falar de história sem ir direto a Porto Seguro, na Bahia. O local foi o primeiro a ser avistado pelos navegadores portugueses que haviam saído da África um mês antes a procura de novas terras.
Para mergulhar nessa rica história, a dica é o Centro Histórico de Porto Seguro, que foi consagrado Monumento Nacional, em 1973. O conjunto arquitetônico inclui o Marco do Descobrimento (1506), a Igreja de Nossa Sra. da Pena (1535), a Igreja de Nossa Sra. da Misericórdia (1526), a Igreja de São Benedito (cerca de 1550) e a Casa de Câmara e Cadeia (1756), onde funcionam o Museu da Cidade e o núcleo local do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional).
Dicas
O acesso pela Estrada do Aeroporto até o Trevo do Cabral. Aproveite para desfrutar do visual do mar, das comidas típicas, das lojas de artesanato e das apresentações de capoeira. O ideal é voltar antes do escurecer.
Maiores informações são fornecidas pela Secretaria Municipal de Turismo, telefone: (73) 3288-3708 / 3288-4299, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.
Pelourinho, Salvador-BA
Também no estado da Bahia, poucos lugares são tão emblemáticos em Salvador como o Pelourinho. Primeira capital do Brasil, entre 1549 e 1763, a cidade foi um ponto de convergência das diversas culturas que formam a história do País. O centro histórico da cidade, que gravita em volta do Pelourinho e se estende aos bairros da Sé e do Pilar, tornou-se Patrimônio da Humanidade em 1985 pela beleza e a riqueza de seus monumentos.
O local reúne restaurantes com o melhor sabor da culinária baiana, artesanato, arquitetura barroca, religião, centros culturais e o legítimo batuque do Olodum.
Dicas
O Centro Histórico de Salvador também reúne alguns dos melhores restaurantes e dos bares mais movimentados da cidade. Fique atento, porém, para não exagerar nas comidas de tempero forte. Para conhecer mais sobre tudo que a região oferece, as visitas guiadas podem ser uma boa pedida.