Dirigindo no campo: Nissan Frontier é a ideal?
A nova picape japonesa Nissan Frontier promete entregar força, conforto e muito mais segurança em todo tipo de terreno.
Quem precisa viajar constantemente em terrenos acidentados, sabe que precisa de um carro que vai suportar o tranco e não deixar na mão. Por isso o veículo precisa ter algumas características essenciais que vão acompanhar o seu estilo de vida sem te dar dor de cabeça e não deixar de lado o conforto e estilo.
É o que promete a nova picape Nissan Frontier, que chegou no Brasil em abril com um novo visual e seis versões, sendo a versão de entrada S (R$ 230.197); SE(R$ 258.590) com câmbio automático; Attack (R$ 263.648) modelo mais aventureiro; a XE (R$ 278.942) e uma das novas versões topo de linha Platinum (R$ 314.590) mais sofisticada com a moldura da grade cromada. Por fim, a PRO4X (R$ 314.590) possui uma pegada mais off-road, com vários detalhes em vermelho e uma cor batizada de Cinza Shark.
O que procurar em uma picape para estrada de terra?
Primeiramente, vale ficar por dentro de tudo que um carro precisa ter pra ser um parceiro de aventuras dentro e principalmente fora da cidade. Assim, você entende como a nova Nissan Frontier é a picape que vai garantir a força, estilo e conforto que o seu dia a dia precisa.
1) Altura e capacidade de carga
Quanto maior a distância do assoalho em relação ao solo, mais difícil fica de o carro sofrer raspões ou perfurações quando a estrada é irregular. Pensando nisso, a nova dianteira da Nissan Frontier está com grades maiores, mais alta e larga, além de receber novos faróis que podem ter projetores de LEDs
A picape japonesa apostou em uma frente mais alta e com o crescimento de 2,5 centímetros da caçamba próximo à cabine e 5 centímetros nas laterais e na tampa do compartimento de carga em relação ao seu modelo anterior.
E a tampa da caçamba agora conta com um sistema de redução de esforço e tem o nome dela estampado na base, com capacidade de 1.054 litros de carga e variando entre os 1.032 kg da versão S e os 1.030 kg da PRO4X.
O novo para-choque traseiro ainda tem degrau para facilitar o acesso a esse compartimento, ideal para facilitar o carregamento e descarregamento de carga, como sacos de grãos, rações e até materiais para construção. A tampa agora conta com um sistema de amortecimento que permite abri-la com uma mão só.
2) Ângulos de entrada e saída
O ângulo de entrada e saída de um carro é a distância que a parte da frente e de trás do veículo ficam do chão. Essas características determinam a habilidade de passar por aclives ou declives sem bater o carro, por isso, os melhores tipos para locais acidentados são os que possuem eixos mais próximos às extremidades, como é o caso da nova Nissan Frontier.
Os novos modelos possuem os melhores ângulos de entrada e saída da categoria, com 31,6° de ângulo de ataque, 25,7° de saída e 25,2 centímetros de distância livre do solo.
3) Tração 4x4
Essa característica é essencial pra estradas de terra, afinal, é a tração 4x4 que vai ajudar você com um atolamento na lama, por exemplo. Essa tecnologia vai distribuir a potência do motor entre as quatro rodas, melhorando o atrito com o solo e diminuindo até os riscos de derrapagem.
E na nova Nissan Frontier você encontra três modos de tração, sendo o 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. Quando o 4x4 estiver selecionado, quem está dirigindo vai conseguir escolher entre as opções padrão, off-road, esportiva e reboque. Cada uma delas muda o comportamento do câmbio e da tração.
O modo padrão é ideal para estradas normais, de terra ou asfalto. O Off Road é ideal para terrenos acidentados, pois esse modo modula o acelerador para manter as rotações altas e ganhar força em baixas velocidades.
Já o modo reboque é para ser usado quando estiver levando a carga máxima na picape, ou como o nome diz, ao puxar um reboque, pois vai fornecer freio motor mais forte e manter a posição de marcha mais baixa.
O mais interessante nessa picape japonesa, é que quando a tração 4x4 reduzida está ativada nas versões premium que possuem o sistema de visão 360° com monitor de movimento, esse equipamento também funciona como um monitor off-road.
4) Conforto e segurança são pontos fortes da nova Nissan Frontier
Quem dirige frequentemente em estradas de terra com cascalho e lama, precisa se atentar ao conforto e segurança que o veículo pode proporcionar nessas situações adversas. Essas características garantem a qualidade de produção e a seguridade do trabalhador.
Por isso que esse quesito vai confirmar de vez, que a nova Nissan Frontier é um carro excelente para quem dirige no campo, afinal, quando falamos de segurança, todas as versões da picape japonesa oferecem de série, seis airbags e freios a disco nas quatro rodas.
Proporcionando ainda mais segurança na pilotagem, a picape possui sistema de auxílio de partida em rampa (HSA); controle automático de descida (HDC) e bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD).
E pra quem dirige longas distâncias, pode ficar tranquilo, porque a segurança aumenta nas topo de linha Platinum e PRO4X, equipadas com o Safety Shield, que é um pacote de equipamentos de segurança que inclui um alerta inteligente de mudança de faixa (LDW), que emite alertas sonoros e visuais se o veículo se aproximar da faixa de sinalização da pista e o pisca não estiver ligado.
E a lista de segurança não para com o alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de ponto cego, faróis automáticos, visão 360º, detecção de objetos em movimento e o controle eletrônico de frenagem (EBD).
Tem também o alerta avançado de colisão frontal (PFCW), que verifica veículos à frente com o objetivo de reduzir o risco de acidentes em engavetamento. Essa tecnologia atua juntamente com o assistente inteligente de frenagem (FEB), freando o veículo caso o motorista não freie.
Agora falando de conforto, a nova Nissan Frontier impressiona nas estradas mais difíceis, afinal, possuem bancos dianteiros com a tecnologia de “Zero Gravity”, além de serem revestidos de couro de alta qualidade (na versão Platinum e PRO4X) e com ajuste de altura.
A picape japonesa também é a única do segmento a contar com teto solar, além é claro, de contar com piloto automático e conectividade Android Auto/Apple CarPlay e quadro de instrumentos com uma tela central em TFT de sete polegadas e colorido.
Nos itens de série, a nova Nissan Frontier vem com ar-condicionado digital de duas zonas, 27 porta-objetos, três entradas USB/duas de 12V e saídas de ar para os ocupantes traseiros.
5) Motor potente
A potência do motor da nova Nissan Frontier é atrativa, pois dependendo da configuração, o propulsor 2.3 16V pode ter um ou dois turbos, o que rende 163 cv de potência/43,3 kgfm e 190 cv/45,9 kgfm, respectivamente.
Além da potência, o motor está em conformidade com o Proconve L7 e traz o Sistema Redutor Catalítico (SCR) com Arla 32, que reduz as emissões de poluentes na atmosfera.
Versões da nova Nissan Frontier: é hora de fazer um test-drive!
Com essas novas versões, a picape de origem japonesa passa a satisfazer um número maior de pessoas, tanto os que buscam aventuras, até aqueles que prezam pelo conforto e também é claro, os que precisam disso tudo para o trabalho, afinal, apresentam diversas melhorias na estrutura e contam com mais equipamentos, principalmente de segurança, tornando a picape em um veículo ideal para cidade e principalmente para o campo.
Em um test-drive você conseguirá entender todas essas características na prática, principalmente a desenvoltura da versão PRO4X em trechos de lama pesada e o quanto esses recursos disponíveis podem facilitar o seu trabalho.
Com a Frontier S, você tem ar-condicionado com saída para o banco traseiro, controle de cruzeiro, rodas de 17" de aço, 6 airbags, controle de estabilidade e tração, rádio com bluetooth, direção hidráulica, volante com ajuste de altura, controle automático de descida, vidros elétricos e volante multifuncional. É a única versão com o motor 2.3 monoturbo de 163 cv e transmissão manual de 6 marchas;
Na Frontier SE você tem todos os itens da Frontier S, mais a transmissão automática e rodas de 17" de liga leve. O motor é substituído pelo 2.3 biturbo diesel de 190 cv;
Já a Frontier Attack: acrescenta o painel TFT de 7", a central multimídia de 8" com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, 4 alto-falantes (dois dianteiros e 2 tweeters), retrovisores com ajuste elétrico, santantônio, estribo e barra de teto;
A Frontier XE ganha sensor de chuva, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, bancos de couro, luzes de LED, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 18";
Na Frontier Platinum é adicionado o Nissan Safety Shield com frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, sensor de ponto cego, alerta de permanência em faixa com assistente, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado, teto solar, monitoramento de pressão dos pneus e retrovisor interno eletrocrômico;
E a Frontier PRO4X é a versão alternativa à Frontier Platinum, que recebe bloqueio de diferencial, pneus all-terrain para as rodas de liga leve de 17", o Nissan Safety Shield e um visual exclusivo.
Dessa forma, a nova picape japonesa se mostrou muito eficiente em todas as características principais para o off-road, ou seja, está preparada para ir a qualquer lugar, de maneira confortável, estilosa e segura, com formas amplas e sólidas para todo tipo de terreno.
Para qualquer desafio do dia a dia, você precisa de uma picape completa e pronta para fazer mais. Para acompanhar detalhes sobre a chegada das novas versões no Brasil, siga o Instagram oficial da marca @nissanbrasil. Aproveite também para conhecer a história da Nissan Frontier em 29 anos de Brasil.