Você sabe o que é tatuagem reparadora?
Entenda como o método pode ajudar em casos cirúrgicos e cotidianos
Embora a tatuagem seja um procedimento em geral associado à arte e a criatividade, muitas vezes a técnica também pode ajudar pessoas com queixas mais urgentes e que precisam reinventar a própria imagem. Um caso clássico é quando uma tatuagem é feita para esconder ou transformar uma cicatriz deixada por uma cirurgia, especialmente quando esta marca apresenta coloração diferente àquela da pele do paciente antes do procedimento.
Criador da tatuagem estética reparadora e com expertise de cerca de 10 anos, o tatuador Rodolpho Torres desenvolveu um exclusivo método para ajudar pessoas que precisam resolver questões estéticas de maneira definitiva. “A tatuagem estética reparadora, popularmente conhecida como ‘camuflagem’, é um procedimento que utiliza uma arte milenar como a tatuagem voltada para a melhoria de queixas estéticas relacionadas ao contraste (cor). Desta forma, o resultado fica mais natural”, explica.
Com 3.8 milhões de seguidores nas redes sociais, Torres coleciona em seu portfólio grandes resultados, tornando-se o queridinho de nomes como: Carol Nakamura, Babi Rossi, a atriz Rafaela Mandelli, a cantora Ludmilla, Juju Salimeni, entre outros.
Indolor e sem sangramento, o procedimento é considerado leve e pode ser aplicado até mesmo em cicatrizes com queloides, hipertrofias ou na correção de auréolas nos casos de mamoplastia, por exemplo. De forma geral, a técnica aproxima a cor da marca com a cor da pele natural da pessoa, preservando também a textura da região.
A técnica de Rodolpho Torres pode também ser utilizada para a correção de olheiras, minimizando o problema e deixando o paciente mais tranquilo em relação ao contraste pesado na região dos olhos. Recentemente, Gretchen e o filho, Thammy Miranda, realizaram o procedimento permanente. Segundo o especialista, a tinta é aplicada como se fosse uma base corretiva. Ele explica ainda que tudo o que utiliza em seu trabalho, desde agulhas, pigmento e maquinário, é aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O tatuador, que também usa a técnica da camuflagem para corrigir estrias, conta que a ideia de se especializar na área reparadora veio para atender às queixas de suas clientes, muitas vezes insatisfeitas com imperfeições na pele. "Avalio caso a caso e priorizo a manutenção da estrutura dérmica da região em que faço a aplicação, para que a pigmentação fique com aspecto natural, minimizando o contraste de cor, e deixando a queixa, com a coloração mais próxima a cor natural da pele".
Por ser uma técnica aliada à saúde geral do paciente, a tatuagem estética reparadora é um procedimento indicado por muitos médicos e cirurgiões, que encaminham seus pacientes para Torres para facilitar o processo de recuperação da autoconfiança em relação à própria imagem: "Fiz testes, obtive bons resultados e, aos poucos fui dividindo com as mulheres que passavam pelo meu estúdio, com o objetivo de ajudá-las a restabelecer sua autoestima. Hoje, me orgulho de contar com o reconhecimento de médicos que comentam sobre meu trabalho com seus pacientes."
Os orçamentos e agendamentos são feitos online pelo Whatsapp (11) 96025-3432 , e após avaliações preliminares o cliente é encaminhado para o estúdio privado onde o procedimento será feito. Além dos atendimentos individuais, o especialista também ministra cursos presenciais em seu espaço de trabalho e possui cursos online disponíveis para a formação de novos profissionais da técnica.