Looks da Urbanic democratizam tendências na América Latina
Urbanic, marca fundada em Londres, deseja facilitar o acesso à moda no Brasil por meio do e-commerce
Lançada no México no último dia 01/12 e com chegada recente ao Brasil, a já consolidada Urbanic é uma marca britânica de roupas e acessórios pensada para o mercado consumidor que acompanha as tendências mundiais da moda e as replica em seus looks. O objetivo é atender esse público em solo nacional, demonstrando sucesso ao somar 2 milhões de seguidores no Instagram e TikTok em apenas 6 meses de lançamento.
A marca tem o compromisso de atender a demanda de países com economias emergentes, ou seja, em desenvolvimento, como o Brasil, Índia e Rússia, com sustentabilidade e diversidade. A Urbanic descobriu que os consumidores destas regiões tinham pouca ou nenhuma opção para comprar peças de roupa que estão em alta e buscavam em aplicativos estrangeiros.
Agora, o brasileiro, principalmente a Gen Z que é grande parcela do público com senso de estilo inspirado e impulsionado pela Internet, tem a Urbanic como opção segura e de qualidade para compor seus looks e guarda roupas com o estilo que buscam.
Disponível para Android e iPhone (iOS), a loja online tem categorias de roupas femininas e moda agênero. Esse estilo da era digital oferece peças e visuais coloridos e nos mais diversos cortes/tamanhos, com características que celebram a individualidade e a expressão pessoal.
James Wellwood, fundador da Urbanic, conta mais sobre a atuação da marca e como a tecnologia IA proporciona a entrega de produtos de qualidade com preço acessível.
Moda aliada à tecnologia
Segundo James, a ideia é reconstruir a ideia de Fast Fashion. “Para nós, isso envolve uma combinação de não ter varejo físico, um modelo de estoque zero, fornecer um produto de qualidade a um bom preço e um uso avançado de tecnologia IA para gerenciar qualquer tipo de resíduo. Não criamos sem ter a certeza que vamos vendê-lo”.
Assim, para atuar no universo fashion de forma global e inclusiva, a marca também se organiza para ser referência tecnológica. Com a Inteligência Artificial, o aplicativo controla a cadeia de produção, só iniciando a produção de peças a partir da compra confirmada do consumidor.
A experiência do usuário também é citada como uma das prioridades pela Head de Marketing, Maria Vasconcelos, falando que o time da sede no Brasil é inteiramente nacional, trazendo um atendimento humanizado e sem burocracia.
Vale ressaltar que, diferente de outras plataformas de e-commerce, a Urbanic é uma marca e não uma revendedora ou marketplace.
Diversidade de dentro para fora
Maria explica que, atualmente, a equipe é formada por 30 pessoas no Brasil, em sua maioria mulheres, que ocupam 80% dos cargos de liderança da empresa. Ela acrescenta que há vagas em aberto na área de Customer Excellence, exclusivamente para a comunidade Trans.
“Para nós, refletir a diversidade nas redes e campanhas é também trazê-la de dentro pra fora”, diz a Head de Marketing da unidade brasileira, que tem sede na cidade de São Paulo, próxima a Faria Lima, reduto de startups e empresas de tecnologia.
A diversidade se reflete nas peças e estilos, oferecendo acesso à roupas da moda com
representatividade, - tamanhos do XS ao 5XL - reafirmando seu compromisso com a pluralidade de corpos e gêneros.
Fast Fashion sem desperdício
O app de moda usa algoritmos para favorecer a criação de moda trend, evitando
desperdícios. É o chamado “algoritmo de recomendação personalizado” que otimiza o planejamento e gerenciamento da cadeia de produção das fábricas upstream.
Desde o atendimento de pedidos até entrega e devoluções, esses dados colaboram para que o estoque de roupas seja sob demanda, iniciando a produção da peça após confirmação do pedido do cliente.
Essa modernização garante que a empresa atue com um estoque quase zero, o que evita desperdício, cumprindo com mais um de seus valores: moda sustentável.
A loja online oferece mais de 100 mil opções de roupas e acessórios. Nas redes sociais, a marca tem forte atuação para inspirar looks com dicas diárias de peças para compor o visual.
Comprar na Urbanic é fácil e seguro
Para conhecer a loja virtual, basta acessar br.urbanic.com, ir até o perfil no Instagram @urbanic_brasil e clicar no link da bio, ou baixar o aplicativo no celular. A plataforma possui certificado SSL e outros sistemas que garantem a privacidade e segurança do usuário. O método de pagamento é através do sistema EBANX, um dos maiores e mais confiáveis da América Latina.
Existem centros de distribuição espalhados pelo mundo, porém ainda não há um centro de distribuição no Brasil, por isso, o prazo de envio é de 20 a 35 dias úteis, podendo levar mais tempo do que o esperado devido a endereços inválidos, procedimentos de alfândega, entre outras causas.
Para ver como é fácil comprar na Urbanic, mostramos um pequeno passo a passo abaixo:
- Na home da plataforma você encontra opções para navegar entre categorias, novidades e produtos recomendados de acordo com o algoritmo personalizado;
- Ao clicar no banner de promoção de Edição Jeans, por exemplo, a plataforma te direciona para uma página de produtos cheia de opções;
Escolha os produtos para verificar disponibilidade de cores e tamanhos clicando na imagem ou nome. Para ver mais detalhes como a cor e tamanho, adicione à sacola;
- Aí é só escolher suas preferências e colocar o produto na sacola;
- Quando estiver satisfeito com sua sacola e quiser visualizá-la, clique no ícone localizado no canto superior direito da tela.
- Lá estarão seus produtos e, caso deseje levar todos para casa, clique em Finalizar com segurança;
O próximo e último passo é um cadastro rápido com seus dados, como nome e endereço, e então a forma de pagamento. Caso você tenha preenchido antes de ir às compras, a finalização te leva direto para as opções de pagamento, onde você pode inserir um cupom de desconto em períodos promocionais. Pressione "Finalizar com segurança" para confirmar a compra e gerar o boleto, pagar usando o cartão de crédito ou realizar o Pix.
Pronto, agora é só escolher suas peças favoritas na br.urbanic.com.