Sexta, 30 de abril de 2004, 15h17
Cágado cabeçudo não é tartaruga!
Flavio de Barros Molina
Chefe do Setor de Répteis do Zoológico de São Paulo
|
Divulgação / Zôo SP |
|
Cágado cabeçudo do Zoológico de SP |
|
Muitos o chamam de tartaruga, mas na verdade ele é um cágado, pois apresenta um pescoço comprido e quando recolhe a cabeça para dentro do casco, o faz dobrando-a de lado.
No Brasil, existem 16 diferentes espécies de cágado, seis delas ocorrendo no Estado de São Paulo. O cágado cabeçudo é uma dessas espécies. O seu nome não faz menção a uma possível teimosia, mas sim ao tamanho avantajado da sua cabeça que garante, quando necessário, uma boa mordida.
Os cientistas o conhecem como Phrynops vanderhaegei e além de ocorrer nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, também ocorre no Paraguai, na Argentina e, possivelmente, no Uruguai e na Bolívia. Trata-se de uma espécie praticamente desconhecida em termos da sua história natural, o que levou os pesquisadores do Setor de Répteis do Zoológico de São Paulo a se preocuparem com essa falta de informações.
Estudando a espécie no zôo, descobriram vários aspectos da biologia e do comportamento do cágado cabeçudo.
O acasalamento ocorre entre setembro e janeiro, durante a primavera e o verão, sempre dentro d’água. As desovas ocorrem posteriormente, de janeiro a junho, com o maior número sendo observado em abril.
Os ovos são enterrados em um ninho aberto no solo e, embora o número de ovos por postura possa variar de 1 a 14, em média fica em torno de 6 a 7 ovos. Eles apresentam casca dura e lisa, semelhante à do ovo de galinha, apresentando coloração creme. O formato é ligeiramente alongado e o peso gira em torno de 14,5g. Sabe-se que uma fêmea pode realizar mais de uma postura por ano.
As fêmeas adultas são maiores que os machos, podendo alcançar 25 centímetros de comprimento do casco e 1.500 gramas de peso. Com 15 centímetros de casco e 500 gramas de peso já são adultas e podem reproduzir.
O único registro conhecido de nascimento para essa espécie ocorreu no Zôo de São Paulo. Um ovo eclodiu após período de incubação de 300 dias e variação de temperatura de incubação de 26 a 30°C. O recém-nascido apresentou 4,51cm de comprimento da carapaça (parte dorsal do casco), 3,68cm de comprimento do plastrão (parte ventral do casco) e 11,9g de peso. Após 18 meses, o filhote dobrou de tamanho, alcançando 9,61cm de comprimento da carapaça, 8,18cm de comprimento do plastrão e 117,4g de peso!
Conheça o Zoológico de São Paulo
Teste:
você sabe tudo sobre o mundo animal?
|