Crianças Bichos
Sites relacionados
Harry Potter
Games
My Pet
Outerspace
Virtual Books
Bichos

Quinta, 22 de dezembro de 2003, 11h33
Você já viu uma cobra de duas cabeças?

Texto de Flavio de Barros Molina
Chefe do Setor de Répteis do Zoológico de São Paulo

Foto: Zoo SP
Que bicho estranho! É a cobra de duas cabeças!
 

A imaginação popular é repleta de mitos e lendas e quando o assunto é serpente os produtos da imaginação tornam-se ainda mais férteis. Existem lendas sobre a Medusa e sua cabeça adornada por inúmeras víboras ou a Hidra de Lerna que tinha várias cabeças de serpente!

Há quem jure já ter visto uma cobra de duas cabeças. Será possível? Podemos dizer tratar-se de uma meia verdade. Explicando melhor, existem duas possibilidades.

Vez por outra, jornais sensacionalistas noticiam a existência de uma cobra com duas cabeças, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. São casos raros de espécimes teratogênicos, isto é, aberrações do mundo animal, produtos de algum erro geneticamente determinado.

A outra possibilidade é na verdade um fato natural que diz respeito aos anfisbenídeos, répteis serpentiformes (que têm o corpo em forma de serpente), sem patas, que são popularmente conhecidos como cobras de duas cabeças.

Neste caso, que não representa qualquer aberração genética, o animal teria uma cabeça anterior e outra posterior. Claro que isso não é verdade. O fato é que a natureza dotou esses répteis de uma cauda curta, arredondada e muito parecida com uma segunda cabeça.

Assim como muitas pessoas, outros animais, incluindo os predadores em potencial, podem confundir a cauda com a cabeça. Quando molestados, os anfisbenídeos movimentam a cauda como se fosse uma cabeça, chamando ainda mais a atenção do predador. Se tiver de ser atacado, é melhor que isso ocorra na cauda e não na cabeça.

Na verdade, os anfisbenídeos são incluídos no grupo dos lagartos. Como as serpentes, evoluíram a partir de lagartos que viveram há milhões de anos e se adaptaram a uma vida subterrânea. Por isso, têm o corpo roliço, alongado e sem patas.

Ao contrário da maioria das serpentes, que voltaram a viver sobre a terra, as cobras de duas cabeças continuaram apresentando hábitos subterrâneos. São escavadores eficientes, cujo crânio fortemente ossificado é extremamente resistente para forçar a terra quando estão abrindo galerias subterrâneas.

São répteis ovíparos cuja biologia reprodutiva ainda é muito pouco conhecida. Carnívoros, em cativeiro alimentam-se de insetos e recém-nascidos de camundongo. Podem viver por vários anos. No Zoológico de São Paulo é possível conhecer dois exemplares da espécie Amphisbaena alba que lá encontram-se há 15 anos.

Conheça o Zoológico de São Paulo
Teste: você sabe tudo sobre o mundo animal?

 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade