Quinta, 25 de dezembro de 2003, 15h33
Flamingos são cor-de-rosa, elegantes e lindos
Texto de Daniela Gerdenits
Bióloga aprimoranda do Setor de Aves
|
Foto: Glória Jafet/Zoo SP |
|
Flamingos do Zôo de são Paulo |
|
Existem no mundo cinco espécies de flamingos, sendo que no Brasil ocorre apenas o flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis), que pode ser observado no sul do País.
O Zoológico de São Paulo mantém 2 espécies que podem ser diferenciadas principalmente pelo tamanho e pela coloração. O flamingo-chileno é de menor porte e com tom de rosa mais claro, enquanto o flamingo-rosa (Phoenicopterus ruber), considerado o maior das cinco espécies, é de cor rosa mais intensa.
São animais de hábitos migratórios que podem voar aproximadamente 500 quilômetros por dia em busca de alimento e locais para nidificação (construir ninhos).
Vivem em grandes colônias que variam de três a seis mil pares! Assim, reproduzem-se em grupos, botando apenas um ovo que nasce em média após 29 dias.
Entre 3 a 6 anos atingem a maturidade sexual e podem viver longos períodos tanto em vida livre (33 anos) como em cativeiro (44 anos).
Os flamingos são animais filtradores que vivem próximos a água de onde provém sua dieta, composta principalmente de vegetação e invertebrados aquáticos.
Em grande parte desses invertebrados está presente uma substância chamada cataxantina que confere ao animal a coloração rosada. Na falta dessa substância, as penas tornam-se esbranquiçadas.
Na Fundação Zoológico de São Paulo, esses animais são alimentados com uma dieta adaptada, mas que fornece todos os nutrientes necessários, sendo composta por: sardinha e verdura picadas, angu de milho, queijo de soja, ração triturada e uma pequena porcentagem de cataxantina artificial em pó ou coloral proveniente de semente de urucum.
Conheça o Zoológico de São Paulo
Teste:
você sabe tudo sobre o mundo animal?
|