Sexta, 21 de janeiro de 2005, 16h26
Você sabe as diferenças entre patos, gansos, cisnes e marrecos?
Luana Paola do Amaral Carvalho
Bióloga Aprimoranda do Setor de Aves
|
Glória Jafet / Zôo SP |
|
Filhote de
ganso-do-Egito do Zôo de SP |
|
Os anatídeos constituem um grupo formado por patos, gansos, cisnes e marrecos. Existem 147 espécies distribuídas em todo o mundo, exceto na Antártica. Estas aves são bem conhecidas pelo hábito de ficarem em grupos e são predominantemente de ambientes aquáticos. Podem ser encontradas em lagos, riachos e represas.
A maioria das espécies de anatídeos é similar em muitos aspectos morfológicos porém cada espécie se adaptou de acordo com o habitat, alimentação e hábito. Há diferenças principalmente no porte e peso desses animais.
Os cisnes têm o pescoço relativamente longo e apresentam porte maior. Os marrecos têm o pescoço e porte menor e podem voar com grande velocidade. Os patos podem ser diferenciados dos gansos por apresentarem uma crista em cima do bico e os gansos são mais terrestres comparados aos outros anatídeos.
No Zoológico de São Paulo, existem 10 gansos-do-egito (Alopochen aegyptiacus). Esses gansos são originários do Egito, como o próprio nome diz, e ocorrem em quase toda a África.
Vivem em áreas úmidas em lugares abertos e ensolarados. Esses animais atingem a maturidade sexual com 2 anos de idade, podem colocar de 5 a 12 ovos por postura e a incubação dura cerca de 29 dias. Eles vivem aproximadamente 20 anos.
Na natureza se alimentam de grãos, plantas, vegetais e eventualmente comem insetos.
Conheça
o Zoológico de São Paulo
Teste:
você sabe tudo sobre o mundo animal?
|