Terça, 06 de janeiro de 2004, 18h00
Jaguatirica: o felino que é a cara do Brasil
Texto de Juliana Pinto Corrêa
Aprimoranda do Setor de Mamíferos
|
Foto: Zoológico de SP |
|
Jaguatirica do Zôo de SP |
|
A jaguatirica é um felino de médio porte. O comprimento da cabeça e do corpo varia de 0,55m a 1 metro e altura varia de 0,3m a 0,45m. O peso deste felino pode variar entre 11,3kg a 15,8kg.
O seu pêlo é denso e curto, de cor amarela a castanho e todo pintado, exceto na região ventral, onde a coloração é esbranquiçada. Estas manchas negras formam rosetas e seguem até a cauda. Os machos são maiores que as fêmeas.
Esta espécie é encontrada desde o sudoeste do Texas e oeste do México até o norte da Argentina. No Brasil, ocorre em todas as regiões, com exceção do sul do Rio Grande do Sul.
Habitam principalmente florestas tropicais e subtropicais. São animais solitários, procuram um par somente na época de acasalamento, noturnos, bons nadadores e escaladores de árvores; alimentam-se de aves e pequenos roedores.
O período de gestação é de 70 a 85 dias e nascem de um a quatro filhotes, que atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade.
A jaguatirica já foi muito caçada para venda de sua pele e abatida no caso de invasão de fazendas com criações. Hoje em dia, existe uma lei de proteção à espécie que tem contribuído para o declínio deste comércio e preservação da mesma.
Em cativeiro, a reprodução de Leopardus pardalis (o nome científico da jaguatirica) tem sido positiva. No Zoológico de São Paulo o público pode apreciar um exemplar de jaguatirica na Rua dos Felinos.
Conheça o Zoológico de São Paulo
Teste:
você sabe tudo sobre o mundo animal?
|