Sexta, 06 de fevereiro de 2004, 13h57
Leão que nada no mar!
Erica Pacífico
Bióloga Aprimoranda do Setor de Mamíferos
|
Divulgação / Zôo SP |
|
Leão-marinho do Zôo de São Paulo |
|
Considerando que um macho adulto de leão-marinho possa atingir 300Kg e uma fêmea em torno de 140kg, quantos quilos de comida estes animais devem consumir por dia? As fêmeas adultas do Zõo comem diariamente de 5 a 10 kg de peixe e um macho adulto come de 15 a 20kg de peixe.
Zôo tem apresentações de leões-marinhos!
A alimentação dos leões marinhos é feita através de um treinamento, onde estes inteligentes animais aprendem a conviver som seus tratadores, facilitando o trabalho de biólogos e veterinários, tornando-se acessíveis ao toque de suas mãos para exames e tratamentos de pele, olhos ou qualquer outro problema.
Os leões-marinhos sul-americanos (Otaria byronia), mamíferos aquáticos pertencentes à família Otariidae, ocorrem na costa da América do Sul, apreciando as águas frias dos oceanos Atlântico e Pacífico.
Possuem o corpo alongado e esguio, o que faz com que as fêmeas e os filhotes sejam confundidos com focas. Porém, ao contrário destas, os leões-marinhos têm orelhas externas, pequenas e cartilaginosas, nadadeiras dianteiras longas e as traseiras com três unhas rudimentares. As nadadeiras traseiras são utilizadas para impulso e direcionamento da natação e utiliza as quatro nadadeiras como apoio na locomoção em terra.
O macho adulto de leão-marinho tem pelagem diferenciada das fêmeas, possuindo uma espécie de juba no pescoço, como os leões. Além disso, como eles têm um rugido grave, acabaram sendo chamados de "leão".
Estes animais vivem em grandes colônias formando grupos que variam de cem a mais de mil indivíduos, chegando a ocupar um raio de 50 km nas praias e rochedos, que servem como refúgios para descanso e reprodução, onde os machos podem formar haréns de até 50 fêmeas.
A gestação de uma leoa marinha dura em torno de 12 meses. E, pelo fato de nascerem em terra, os filhotes só aprendem a nadar depois de cerca de 2 meses de vida.
Hoje, a sua caça é proibida e estes animais não estão ameaçados de extinção. Porém, ainda sofrem uma séria ameaça associada à ocupação das praias pelo homem, pelo lixo jogado nos mares e pela poluição por petróleo, que coloca em risco todos os animais do mar.
Os leões marinhos são essencialmente carnívoros, caçadores dos oceanos em busca de crustáceos, moluscos e, principalmente, peixes que são engolidos inteiros, sempre pela cabeça.
Conheça o Zoológico de São Paulo
Teste:
você sabe tudo sobre o mundo animal?
|