Quinta, 27 de maio de 2004, 16h14
Seriema, o canto mais conhecido do cerrado
Fernanda Junqueira Vaz
Bióloga cooperada do Setor de Aves
|
Glória Jafet / Zôo SP |
|
Seriema do Zôo de São Paulo |
|
A seriema, Cariama cristata, é a única representante da família Cariamide no Brasil. Ela vive desde a Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia até o Brasil central e oriental e oeste de Mato Grosso, Sul do Pará e Maranhão.
Caracteriza-se por ser uma ave pernalta - pode chegar a 90cm de altura e pesar até 1,4 quilo. Possui uma plumagem cinzenta com uma ligeira tonalidade amarelada, bicos e pernas avermelhadas e é uma das poucas aves que possuem cílios.
A sua principal característica é o canto longo e estridente que pode ser ouvido a um quilômetro de distância, sendo, sem dúvida, a vocalização mais importante e conhecida nos cerrados.
Seu bico é típico de aves catadoras, que passam o dia andando lentamente com a cabeça abaixada à procura de insetos, roedores, lagartos e ocasionalmente cobras. Para matar uma presa maior, como um roedor, costuma batê-lo violentamente contra o chão inúmeras vezes. Em cativeiro, como no Zôológico de Sâo Paulo, mesmo recebendo o roedor já abatido, tem este mesmo instinto.
Costuma escalar árvores com suas unhas afiadas, onde empulera em troncos altos para pernoitar. Além disso, é muito veloz, chegando a 50 km/h.
Em relação à sua reprodução, costuma fazer o ninho com gravetos e galhos em árvores e põe em geral dois ovos. Após 26 a 29 dias, nascem os filhotes que são alimentados pelos pais diretamente no bico. Com apenas doze dias, os filhotes abandonam o ninho e já começam a emitir um som estridente para chamar a atenção dos pais.
Conheça o Zoológico de São Paulo
Teste:
você sabe tudo sobre o mundo animal?
|