Sexta, 05 de março de 2004, 19h57
Suaçubóia, a prima da jibóia
Maíra Concistré, Edvaldo Antonio dos Santos e Flavio de Barros Molina
Setor de Répteis do Zoológico de São Paulo
|
Divulgação / Zôo SP |
|
Suaçubóia do Zôo de São Paulo |
|
A serpente suaçubóia, ou cobra de veado, é parecida com a jibóia. A suaçubóia, chamada cientificamente por Corallus hortulanus, é encontrada na América Central e na América do Sul, sendo comum nas regiões Norte, Nordeste e parte da região Sudeste do Brasil. No estado de São Paulo, pode ser encontrada na Mata Atlântica.
De hábitos arborícolas, pode passar grande parte do seu tempo enrolada em uma árvore. É um animal noturno, que começa a ficar ativo à tarde, sendo bastante agressivo; quando se sente ameaçado, pode exalar um odor desagradável e defecar para afastar o inimigo.
Chega a atingir até 1,80 metro de comprimento, embora não seja robusto como a jibóia. Trata-se de espécie vivípara, ou seja, a fêmea dá a luz a filhotes já completamente formados, geralmente entre 7 e 15 de cada vez, que nascem após uma gestação de 6 a 7 meses. O comprimento total dos filhotes varia de 35 a 50 centímetros.
A espécie pode gerar filhotes de diferentes cores em uma mesma ninhada, variando desde tons alaranjados até mesclas de cinza e creme. Não possui veneno.
Sua alimentação consiste basicamente de lagartos, aves, pequenos roedores e até mesmo morcegos, que matam por constrição (esmagam a vítima, como fazem as jibóias e sucuris).
Conheça o Zoológico de São Paulo
Teste:
você sabe tudo sobre o mundo animal?
|