Quinta, 22 de janeiro de 2004, 12h01
Conheça a tartaruga que tem nome de tigre!
Texto de Flavio de Barros Molina
Chefe do Setor de Répteis do Zoológico de São Paulo
|
Carlos Roberto Beneton / Zôo SP |
|
A tartaruga gaúcha Tigre D´água |
|
No Rio Grande do Sul, onde são típicos os banhados, vive uma das mais belas tartarugas da fauna brasileira. Os seus hábitos aquáticos e o seu colorido listrado de verde e amarelo lhe renderam o nome popular de tigre-d’água, embora também seja conhecida como tartaruga-imperial.
Além do Rio Grande do Sul, ela também é encontrada no Uruguai e na Argentina. Para a ciência, é conhecida como Trachemys dorbignyi.
Os machos são mais escuros e menores do que as fêmeas. Eles chegam a medir pouco mais de 20 centímetros de comprimento da carapaça e pesam até um quilo. As fêmeas chegam a medir pouco mais de 25 centímetros de comprimento da carapaça e pesam até dois quilos.
O tigre d’água é uma espécie onívora; os filhotes têm preferência por carne, peixe e insetos e os adultos têm preferência por folhas e frutos.
O acasalamento ocorre no outono, estendendo-se de abril a julho. Durante a corte, o macho segue a fêmea pacientemente, após o que posiciona-se de frente para ela. Durante o período em que permanecem “cara a cara”, a fêmea parece avaliar detalhadamente o macho para ver se o escolherá para ser pai de seus filhotes.
Em média são produzidos 9 ovos de cada vez. Os ovos são enterrados em um ninho escavado no chão. O período de incubação varia de 2 a 4 meses e o filhote nasce medindo apenas 3,5 centímetros de comprimento da carapaça e pesando só 11 gramas!
Os machos tornam-se adultos após dois anos de idade e as fêmeas, após cinco anos. Infelizmente, pessoas criminosas ainda capturam recém-nascidos para vendê-los como animais de estimação.
Conheça o Zoológico de São Paulo
Teste:
você sabe tudo sobre o mundo animal?
|