Quarto livro foi lançado no Brasil em junho (Foto: AP)
|
|
Hackers ameaçam direitos autorais de Harry
Agosto de 2001
Piratas de Internet estão roubando os maiores best-sellers do mundo, de Harry Potter a Stephen King, disse uma empresa que monitora a Web na quarta-feira (22 de agosto). Quase 7,5 mil livros com direitos autorais reservados estão disponíveis de graça e o setor editorial está prestes a enfrentar as mesmas dores de cabeça que o sistema de troca de música Napster criou para a indústria fonográfica.
"Esta é a primeira vez que uma pesquisa original mostra que grandes autores como J.K. Rowling e John Grisham estão sendo lesados por piratas de Internet", disse a companhia de monitoramento de Internet Envisional.
A empresa afirmou que os mais recentes títulos dos autores estavam sendo "trocados em sistemas semelhantes ao Napster e colocados na Internet de graça aos milhares".
A pesquisa da Envisional mostrou que 7.267 livros pirateados poderiam ser livremente acessados. O estudo adverte as editoras sobre "o grande problema, que tem o potencial de gerar um impacto no setor tão forte quanto o que o Napster gerou na indústria da música".
Títulos de ficção científica e de fantasia são os mais pirateados. Entre os autores renomados do mundo, Stephen King lidera a lista, seguido de J.K. Rowling, Terry Pratchett, Tom Clancy e Douglas Adams.
Dois métodos principais são usados para piratear os livros. Uma minoria copia ilegalmente livros eletrônicos, como a novela de Stephen King Riding the Bullet. O processo envolve a desabilitação do sistema de proteção contra cópias do livro.
O método mais comum é escanear livros tradicionais de papel para convertê-los para formatos eletrônicos, que podem ser baixados da rede e impressos.
Fonte: Reuters
Leia mais notícias sobre Harry Potter |