Harry Potter quebra seu próprio recorde britânico
Terça, 19 de novembro de 2002
Harry Potter agitou sua varinha mágica sobre as bilheterias da Grã-Bretanha, quebrando seu próprio recorde no melhor fim de semana da história para um filme. "É uma estréia gigantesca", disse Robert Mitchell, analista de bilheteria da Screen International, depois que Harry Potter e a Câmara Secreta atingiu os 16 milhões de dólares de arrecadação nas bilheterias do país.
"É a maior estréia de todos os tempos na Grã-Bretanha", disse ele à Reuters na terça-feira. A nova saga, que teve sua prémière mundial em Londres no começo do mês, foi exibida em 1.275 cinemas britânicos. "Esse é o maior número de cinemas em que uma produção já entrou em cartaz - cerca de 40 por cento de todas as salas do país", disse Mitchell.
O filme conta com uma dedicada base de fãs, depois do lançamento no ano passado de Harry Potter e a Pedra Filosofal, que totalizou 15 milhões no primeiro fim de semana.
Mitchell disse sobre a segunda saga: "É a única coisa no mercado infantil até o fim do ano". Ele previu que Potter deverá continuar com bom desempenho mesmo depois das estréias de James Bond e Frodo Bolseiro, com os filmes Um Novo Dia para Morrer e o segundo épico da série Senhor dos Anéis.
Mitchell falou que o cinema britânico está agora se aproximando de mais um recorde. "Parece que o total do ano será um recorde de 30 anos". O primeiro filme de Harry Potter foi o segundo mais bem-sucedido depois de Titanic na história do cinema, rendendo mais de 900 milhões de dólares em todo o mundo.
A Warner Bros Pictures anunciou que o segundo filme já está batendo recordes de estréia nos Estados Unidos, Áustria, Suíça, Taiwan, Filipinas, Cingapura e Malásia.
Reuters
Leia mais notícias sobre Harry Potter
|