Editoras rivais agradecem sucesso de Harry
Potter
Domingo, 06 de julho de 2003
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Todos lucram com venda de
livros de fantasia |
Com milhões de fãs devorando as 870 páginas do novo Harry Potter, as editoras rivais estão torcendo para que ele cause um efeito de "aura" e ajude nas vendas em geral de livros para o público jovem.
Harry Potter e a Ordem da Fênix, quinto
livro da série de J.K. Rowling sobre o bruxo adolescente,
vendeu mais de 5 milhões de cópias nos Estados
Unidos em um dia.
Em vez de morrer de inveja do sucesso da editora Scholastic Corp, que publica Potter nos EUA, o mercado editorial agradece o toque mágico que despertou o interesse pela leitura em crianças. "Todo mundo está animado com toda a euforia com a leitura", disse Tracy van Straaten, diretora da Simon & Schuster. "É uma coisa muito boa."
"Harry Potter abriu as portas para as vendas de livros infanto-juvenis de fantasia", disse Doug Whiteman, presidente do grupo de leitores jovens da Penguin. As séries de fantasia são o que mais gera interesse, e títulos não faltam.
Da série Artemis Fowl, de Eoin Colfer, sobre um jovem criminoso brilhante, aos livros bem-humorados do personagem Lemony Snicket, de Daniel Handler, passando pelas sofisticadas obras de Philip Pullman, há uma grande variedade de ofertas.
"Acho que, sem dúvida, temos que admitir que Rowling prestou um serviço à leitura e ao setor de livros em geral", disse Richard Klonfas, comprador de livros infanto-juvenis da livraria Coliseum Books, de Nova York. "Ela deixou as crianças animadas para ler."
Reuters
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