Tradução pirata em chinês
de Harry 5 está na Web
Domingo, 13 de julho de 2003
|
Chineses fazem tradução
pirata |
Uma versão em chinês dos dez primeiros capítulos do livro Harry Potter e a Ordem da Fênix, último lançamento da escritora J. K. Rowling, apareceu em vários sites chineses três meses antes de o livro ser posto à venda no país, informou o jornal South China Morning Post.
"A tradução não oficial, que pode ser lida gratuitamente em diversos sites literários abertos por jovens universitários, infringe de um modo flagrante e absoluto as leis sobre direitos autorais", declarou Wang Ruiqin, editora-chefe da People's Culture Express, proprietária dos direitos para a versão chinesa.
Segundo Wang, "pelo menos quatro páginas da Internet publicaram traduções para o chinês do quinto volume, com 200 mil palavras traduzidas até agora e outras 10 mil que se acrescentam por dia".
Wang, que acusa jovens universitários de traduzirem a obra para o chinês após adquirir no exterior vários volumes em inglês, afirmou que a Internet é um meio público e, "por isso, publicar o livro na rede infringe a lei sobre os direitos do autor".
A editora People's Culture Express não possui, porém, os direitos de distribuição eletrônica, sem os quais nada pode fazer legalmente para impedir sua distribuição on-line.
Um dos estudantes envolvidos no episódio, que não quis se identificar, disse que traduzir o livro para o chinês "é um ato de amor, não uma oportunidade de negócio e, por isso, pretendemos um diálogo aberto entre os jovens apaixonados pelo romance".
Wang acrescentou que tanto a autora das aventuras do bruxinho Harry Potter, quanto seu agente editorial "foram advertidos deste perigo (...) devido à alta pirataria e ao nulo respeito à propriedade intelectual na China".
"O agente editorial de J. K. Rowling nos pediu para esperar até que tomem uma determinação sobre este assunto e não atuar de forma unilateral, embora o tempo seja uma arma a favor dos tradutores que completarão o livro antes que se possa adotar uma ação legal", lamentou Wang.
EFE
Opine:
você está lendo o quinto livro em inglês?
Leia mais notícias sobre Harry Potter
|