Críticos britânicos elogiam primeiro filme da série Harry Potter
Segunda-feira, 05 de novembro de 2001
Os críticos de cinema dos jornais britânicos não pouparam elogios ao filme mais aguardado do ano, descrevendo Harry Potter e a Pedra Filosofal como "153 minutos de pura magia".
Sem se deixarem incomodar pelo duração da adaptação para o cinema do best seller infantil de J.K. Rowling, os críticos foram unânimes nos elogios ao filme, cuja pré-estréia aconteceu no West End de Londres, no domingo (04), diante de um público repleto de astros e estrelas.
O crítico Dominic Mohan, do jornal The Sun, disse que o filme justifica plenamente o rebuliço criado à sua volta e que vai continuar a fascinar as famílias por anos a fio.
Baz Bamigboye, do The Daily Mail, previu que o filme vai superar Titanic, arrecadando a maior bilheteria de todos os tempos. "Acho que os fãs de todas as idades vai querer assistir ao filme repetidas vezes ... pagando seu custo de US$ 160 milhões várias vezes", disse o crítico.
Centenas de fãs passaram horas fazendo fila para assistir à estréia, alguns vestindo capas e chapéus de mago, outros segurando corujas, e todos esperando ser contagiados pela magia da história.
Tudo indica que o filme de duas horas e meia, que vai estrear para o grande público em 16 de novembro e, nos Estados Unidos, terá o título de Harry Potter e a Pedra do Feiticeiro, será um enorme sucesso.
Os quatro livros de Rowling sobre Harry Potter e suas aventuras na escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts fazem sucesso com crianças e adultos e já venderam 100 milhões de cópias em 46 idiomas.
O crítico de cinema John Hiscock disse que o diretor Christopher Columbus se manteve fiel ao livro. "Ele conseguiu manter os elementos água com açúcar no mínimo, e, em lugar disso, deixou a história de Rowling se desenrolar quase exatamente como ela a escreveu", escreveu Hiscock no The Daily Telegraph.
JK Rowling disse ter ficado aliviada porque o diretor se manteve fiel ao livro e revelou que ele cumpriu sua promessa de fazer o filme como um elenco inteiramente britânico.
Daniel Radcliffe, o ator de 12 anos que faz o papel do menino mago, juntou-se a seus colegas de elenco Richard Harris e Robbie Coltrane na pré-estréia.
Os cantores Sting e Cher, a duquesa de York acompanhada de suas filhas, as princesas Beatrice e Eugenie, e a atriz australiana Cate Blanchett, que está nos últimos meses de gravidez, estavam entre as dezenas de celebridades que assistiram ao filme em Leicester Square, em Londres.
Fonte: Reuters
Leia mais notícias sobre Harry Potter |