Imagem com direitos marcários e autorais reservados a Time Warner® Imagem com direitos marcários e autorais reservados a Time Warner®
 › Crianças › Harry Potter › Notícias


Brincadeiras
Cartões
Filme
J.K. Rowling
Livros
Novidades
Papel de parede
Personagens

 Sites Relacionados
Cinema
Crianças
Diversão
 Notícias

Ativistas atacam Coca-Cola por patrocínio de Harry Potter
Terça-feira, 13 de novembro de 2001

Uma exibição especial de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi recebida por um pequeno grupo de manifestantes de um lobby norte-americano que acusa a Coca-Cola de patrocinar o filme para promover refrigerantes destituídos de valor nutritivo junto ao público infantil.

"O interesse na leitura gerado por Harry Potter é ótimo", disse Michael Jacobson, diretor executivo do Centro de Ciência no Interesse Público (CSPI), com sede em Washington. "O que não é ótimo é o uso que a Coca-Cola fez desse fenômeno literário para vender junk food a crianças".

Em fevereiro, a Coca-Cola, maior empresa mundial de refrigerantes, assinou com a AOL Time Warner Inc. uma parceria no valor de 150 milhões de dólares pela qual se tornou a única parceira mundial de marketing do filme da Warner Bros., baseado nos populares livros da autora J.K. Rowling sobre o personagem Harry Potter.

Como parte de sua campanha, a Coca-Cola prometeu doar 18 milhões de dólares para campanhas de alfabetização.

"Caracterizar nosso patrocínio do filme e promoção da leitura como sendo incorretos e deixar subentendida uma ligação negativa com a saúde infantil significa deixar o mais importante de lado em nome do sensacionalismo", disse no domingo a porta-voz da Coca-Cola, Susan McDermott.

O CSPI, um grupo sem fins lucrativos voltado a questões de saúde e meio ambiente, lançou no mês passado uma campanha para chamar a atenção pública para o acordo com a Coca-Cola, dizendo que buscava "proteger a saúde das crianças".

Jacobson criou um site (https://www.SaveHarry.com/) no qual convida os fãs de Harry Potter a se unirem a ele para apelar a Rowlings para que "salve Harry" de ligações futuras com a Coca-Cola, e para que doe os direitos autorais que receberá sobre o acordo atual a campanhas voltadas a uma melhor nutrição infantil.

Jacobson alegou que o aumento do consumo de refrigerantes nos últimos 25 anos ajudou a elevar os índices de obesidade nos Estados Unidos.
Fonte: Reuters

Leia mais notícias sobre Harry Potter

 Compras
Submarino
Compre aqui os livros do Harry Potter!

 Leilão
Harry Potter no Arremate
Produtos Harry Potter com preços especiais




 Todos os direitos marcários e autorais reservados - TIME WARNER ENTERTAINMENT COMPANY, L.P. Os personagens, os nomes e material relacionado ao Harry Potter são marcas registradas de propriedade da Warner Bros. www.terra.com.br/criancas/harrypotter/ é um site de fãs, sem nenhuma afiliação ou anuência da Warner Bros. Scholastic, Bloomsbury Publishing PLC e/ou J.K. Rowling. HARRY POTTER, characteres, names, and related are trademarks of Warner Bros. www.terra.com.br/criancas/harrypotter is a fan site wich is neithre affilliated with nor endoresed by Warner Bros. Scholastic Bloomsbury Publishing PLC and/or J.K. Rowling.
 
   » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial  
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade