Público diz que aventura nas telas é inferior ao livro
Sábado, 24 de novembro de 2001
A primeira sessão de estréia de Harry Potter e a Pedra Filosofal nesta sexta-feira (23) foi marcada por muita agitação e os fãs do mago aprendiz saíram satisfeitos com o filme, embora os mais pottermaníacos tenham achado alguns "erros" na adaptação.
"Até esqueci que estava no cinema de tão bom que estava", disse Estefânia Pegorin Braga, de 11 anos, que saiu correndo do colégio direto para o shopping Metro, em São Bernardo do Campo, para ver seu ídolo em versão dublada.
Na sessão das 14h30 de uma das salas do Shopping Paulista, em São Paulo, a garotada interagiu com a cenas. A criançada comemorou a escolha da casa em Grifinória, onde Harry Potter (Daniel Radcliffe) vai morar junto com Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson) durante sua jornada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Outra cena que causou furor foi a do jogo de quadribol, quando palmas e mais palmas foram despejadas em favor do time da Grifinória, de Harry Potter e dos amigos Rony e Hermione . E mais palmas surgiram no final do filme, quando Harry e seus amigos são premiados com pontos extras pela coragem e sabedoria na luta na defesa da pedra filosofal.
Antes do início e durante o filme, grupos de adolescentes começaram a cantar músicas e a fazer brincadeiras, incomodando as outras pessoas, sobretudo os mais velhos.
Mas apesar de toda a agitação, alguns espectadores acharam o filme um pouco triste, sobretudo durante as cenas que mostram Harry Potter, um menino órfão, com vontade de reencontrar seus pais.
"Até chorei. O filme me tocou porque estou longe dos meus pais e me identifiquei com Harry Potter", disse Ana Paula Cancella, de 19 anos, que se separou da família ao mudar de Minas Gerais para São Paulo para cursar a faculdade. "A amizade entre eles é muito bonita. Gostei principalmente da parte em que Hermione fala que ser inteligente não é nada, e o que realmente importa é a amizade", acrescentou Ana Paula.
No cinema do shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, a estréia de HP e a Pedra Filosofal também contou com muita gritaria e entusiasmo por parte do público.
Por Erica Zanetti /Reuters
Leia mais notícias sobre Harry Potter |