Imagem com direitos marcários e autorais reservados a Time Warner® Imagem com direitos marcários e autorais reservados a Time Warner®
 › Crianças › Harry Potter › Livros


Brincadeiras
Cartões
Filme
J.K. Rowling
Livros
Novidades
Papel de parede
Personagens

 Sites Relacionados
Cinema
Crianças
Diversão
 Livros


Livro chega dia 19 ao Brasil (Divulgação Rocco)
Quadribol através dos séculos

J. K. Rowling, atendendo aos apelos de seus fãs e sob o pseudônimo de Kennilworthy Whisp, redigiu um histórico completo sobre o Quadribol desde sua origem até o presente século, as modificações ocorridas no esporte, descrição do times e sua difusão pelo mundo. Quadribol através dos séculos pertence agora à biblioteca da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e está sob a responsabilidade de Madame Pince. O prefácio é do diretor da escola professor Aldo Dumbledore.

Cada time tem sete jogadores equipados com vassouras: um goleiro, um apanhador, dois batedores e três artilheiros. A função do goleiro é defender suas traves. Os artilheiros devem marcar gols, os batedores proteger o time dos ataques dos balaços e o apanhador, pegar o pomo de ouro. Como o nome sugere, quatro bolas são usadas por partida. Um pomo de ouro, do tamanho de uma noz, que fica voando pelo campo; dois balaços pretos do tamanho de bolas de beisebol, que têm como principal função atingir os adversários, e, portanto, devem ser defendidos pelos rebatedores; e uma goles, uma bola vermelha, do tamanho de uma bola de futebol, rebatida pelos artilheiros, cuja finalidade é marcar o gol. Os pontos são obtidos quando os artilheiros fazem a goles passar entre os arcos do time adversário, o que vale 10 pontos ou quando o apanhador pegar o pomo de ouro (150 pontos). Ao pegar o pomo, o jogo está praticamente ganho, mas o batedor adversário deve tentar derrubá-lo com os balaços voadores. O jogo só acaba quando o pomo é capturado. Três postes, com 15m de altura cada, servem de trave.

Os leitores da série Harry Potter já estão bem familiarizados com o quadribol - esporte típico dos bruxos e muito semelhante ao popular futebol, com algumas características do beisebol -, mas nesta modalidade os jogadores ficam suspensos em suas vassouras durante a partida. O quadribol é tão antigo quanto o uso de vassouras pelos bruxos, que remonta ao século X. Os esportes com vassouras surgiram assim que as mesmas se aperfeiçoaram para permitir aos pilotos fazer curvas e variar de altitude e velocidade. Foi justamente o Quidditch que se tornou mais conhecido. É do século XI o primeiro registro sobre o esporte: a bruxa Trude Keddle, que vivia às margens do brejo Queerditch, relatou em seu diário, em poder do Museu do Quadribol em Londres, que um grupo de bruxos montados em suas vassouras jogava bola, tentando acertar em troncos situados em cada lado do lugar, e pedras.

Um século mais tarde um novo relato não deixa dúvidas sobre o jogo do brejo. Desta vez já se menciona a posição de pegador e a presença dos balaços, mas não do pomo de ouro, que surge dois séculos depois. O jogo começou com uma única bola - a goles. Depois foram acrescentados os balaços para tornar o jogo mais interessante e finalmente os jogadores incorporaram o pomo de ouro. Do século XIV até nossos dias, o quadribol evoluiu até chegar ao que conhecemos hoje através dos livros da série Harry Potter. O personagem, devido à sua habilidade em voar na vassoura, é o apanhador do time.

A necessidade de manter o jogo de quadribol secreto para os trouxas fez com que o Departamento de Jogos e Esportes Mágicos limitasse o número de partidas a cada ano e selecionasse treze times da Grã-Bretanha e Irlanda para tomarem parte da Liga do Quadribol. No início do século XV, no entanto, o quadribol surgiu em outras partes da Europa, o que permitiu a organização da Taça Européia, em 1652. O time da Bulgária tem sido apontado como o melhor. No século XVII, o jogo chegou à Oceania e América do Norte e do Sul. Nos EUA, Argentina e Brasil enfrenta um concorrente, o Quodpot (trancabola), uma variante do Quidditch. Na Ásia, o esporte não atingiu popularidade, pois eles preferem os tapetes às vassouras, exceção feita ao Japão.
Fonte: Redação Terra

Conheça a história dos livros da série

 Compras
Submarino
Compre aqui os livros do Harry Potter!

 Leilão
Harry Potter no Arremate
Produtos Harry Potter com preços especiais




 Todos os direitos marcários e autorais reservados - TIME WARNER ENTERTAINMENT COMPANY, L.P. Os personagens, os nomes e material relacionado ao Harry Potter são marcas registradas de propriedade da Warner Bros. www.terra.com.br/criancas/harrypotter/ é um site de fãs, sem nenhuma afiliação ou anuência da Warner Bros. Scholastic, Bloomsbury Publishing PLC e/ou J.K. Rowling. HARRY POTTER, characteres, names, and related are trademarks of Warner Bros. www.terra.com.br/criancas/harrypotter is a fan site wich is neithre affilliated with nor endoresed by Warner Bros. Scholastic Bloomsbury Publishing PLC and/or J.K. Rowling.
 
   » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial  
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade