Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2004, 19h31
Você sabe jogar damas?
Nada melhor do que um joguinho para passar o tempo e divertir-se, certo? Pode ser de bola, tabuleiro, cartas, videogame... Mas quando este jogo ainda melhora o raciocínio e ajuda a gente a ficar mais inteligente, melhor ainda!
Este é o caso do jogo de damas! Um jogo fácil de aprender, que você pode levar para qualquer lugar e jogar com todo mundo, já que pessoas de todas as idades gostam desta diversão!
O jogo de damas, que hoje é muito popular em todo o mundo, foi inventado há muito, muito tempo. Ele é conhecido há mais de mil anos, mas achados arqueológicos provam que ele já existia há mais tempo ainda!
O tradicional jogo de damas é jogado em um tabuleiro de 64 casas, sendo a metade delas escura e a outra metade clara. Para vencer, o jogador precisa ter muita imaginação e estratégia!
Como jogar
Coloque o tabuleiro no centro. Um jogador senta de frente para o outro, com o tabuleiro ao centro. A casa clara da primeira fileira tem que ficar à direita.
Cada jogador tem 12 peças da mesma cor. As peças só movimentam-se sobre as casas escuras, uma casa por vez. A exceção é a tomada de uma peça do adversário, quando a peça de um jogador salta sobre a peça do adversário e ocupa a casa vazia imediatamente após a peça pulada. Esta peça do adversário sai do jogo.
Mais de uma peça podem ser tomadas em uma única jogada. É obrigatória a tomada da peça. Se você não comê-la, o adversário pode "soprar" a sua peça e você a perde.
As peças só andam sempre para frente. Elas só podem andar para trás para tomar uma peça.
O objetivo do jogo é levar as suas próprias peças até o lado oposto do tabuleiro e formar as "damas". Quando a sua peça chegar à primeira fileira do lado do adversário, coloque uma outra peça em cima dela, assim a dama será a mais alta.
A dama move-se livremente, em linha reta, quantas casas quiser. Mas depois de "comer" umapeça, tem que parar na casa vazia logo depois à da peça adversária tomada.
Vence a partida aquele que tomar todas as peças do adversário.
|