Quinta, 12 de fevereiro de 2004, 13h28
Que tal passear em Marte?
Patricia Karam, da Redação de O Povo
|
AP |
|
Assim é a superfície do planeta Marte! |
|
|
Ele é o "Planeta Vermelho", que durante muito anos alimentou a fantasia dos fãs de ficção científica com seus habitantes verdes de anteninhas na cabeça. Mas a verdade é que Marte não desperta só o interesse de quem devora livros, revistas em quadrinhos e filmes de ficção. Conheça várias curiosidades sobre Marte!
Todo mundo está de olho no céu desde que os robôs Spirit (Espírito) e Opportunity (Oportunidade) chegaram ao planeta, no mês passado, enviados pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa, na sigla em inglês).
Os robôs estão passeando pela superfície marciana, equipados com várias ferramentas. O objetivo é fazer uma série de pesquisas em busca de sinais de que o planeta tenha tido água há muitos milhões de anos. Há alguns dias, uma sonda européia, enviada pela Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) para sobrevoar Marte, demonstrou que há indícios (pistas) de que exista água em forma de gelo, mas somente o Spirit e o Opportunity vão comprovar de vez a informação. Por enquanto, eles só enviaram belas fotos do solo marciano, como esta aí ao lado.
Mas por que tanto interesse em saber se tem água em Marte? Primeiro: os cientistas acreditam que, se se for comprovado que existe água no planeta, já pode ter existido vida por lá. De qualquer forma, a comprovação se houve ou não vida em Marte ainda vai levar muito anos para acontecer. Segundo: a Nasa planeja um vôo tripulado - ou seja, levando gente - até Marte e, se houver água por lá, ela poderá ser utilizada de alguma forma pelos astronautas.
Até hoje, apenas robôs foram enviados ao planeta, porque as atuais naves espaciais tripuladas não são feitas para voar tão longe. No entanto, a Nasa trabalha para que em 2016 parta a primeira nave tripulada para o "Planeta Vermelho". A viagem vai ser muito longa. Para se ter uma idéia, a viagem da Terra à Lua demora quatro dias. Viajar da Terra a Marte demora 180 dias. Vai ser uma longa viagem e um dos maiores feitos da humanidade em todos os tempos!
|