Quando os pais se separam
|
Terra |
|
Mesmo que o amor entre nossos pais acabe, isso não significa que eles não gostam mais da gente |
|
|
Olá!!!
Hoje vamos falar de uma coisa que ultimamente anda acontecendo com um monte de gente e que não é nada bom. Vamos falar da separação dos pais.
Puxa!!! Como é horrível quando isso acontece. Às vezes isso começa com brigas constantes que não gostamos de ouvir, outras vezes acontece com uma única briga e às vezes nem sabemos ao certo porque acontece. A única coisa que sabemos é que é muito ruim e dói muito, às vezes dói tanto que fingimos pra nós mesmos que está tudo bem, mas começam acontecer umas coisas estranhas conosco.
Começamos a ficar muito nervosos, a brigar com todos ou ficar muito irritados com qualquer coisa que acontece, começamos a ir mau na escola, ficamos tristes sem motivo e alguns até fazem xixi na cama. É, isso realmente acontece e é muito ruim.
Quando os pais se separam dá muitas dúvidas na nossa cabeça: Por que isso aconteceu? Eu tenho culpa? Eles ainda me amam? E agora, com quem vou ficar? E muitas outras dúvidas.
Devemos saber que nada do que acontece é nossa culpa, porque quem decidiu foram eles, e eles têm os motivos de adultos que muitas vezes a gente não entende. É importante lembrar que não é porque o amor entre eles acabou que esse amor vai acabar com você. Eles ainda te amam como sempre amaram.
Outra coisa importante é que a vida dos adultos é diferente da nossa, os adultos costumam complicar muito mais a vida do que nós, mas um dia seremos adultos e só aí entenderemos de fato o que aconteceu.
Vou dar umas dicas para quando isso acontecer, ou melhor, para quem já vive isso em sua casa:
Não se culpe, NUNCA.
Converse abertamente com seus pais sobre seus sentimentos. Mesmo que seja difícil, tente.
Quando ficar triste, chore, faz bem chorar.
Se não conseguir falar com seus pais, escolha alguém pra falar da sua dor. É muito importante não guardar isso com você.
Procure o melhor (as qualidades) do papai e da mamãe, todos têm seu lado bom.
Não fique bravo com um deles, daqui a um tempo você entenderá melhor o que acontece.
Quando estiver triste, procure seus amiguinhos e vá brincar de algo bem legal.
Saiba que há muitas crianças passando pelo que você passa e nunca ninguém morreu por isso. Isso tudo vai passar. Você continuará sendo filho dos dois e continuará sendo muito amado, mesmo que não morem mais juntos ou apareçam outras pessoas.
Acredite sempre em você, você vencerá.
Nelcy Lopes é psicóloga e psicopedagoga
|