Experimente (enquanto é tempo) 21 ingredientes que correm risco de extinção

Experimente (enquanto é tempo) 21 ingredientes que correm risco de extinção

Não são apenas os animais que correm risco de extinção. Os alimentos também. Há até um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores de alimentos e sabores que correm o risco de desaparecer totalmente, caso não sejam preservados seus potenciais de produção e comercialização. Trata-se da Arca do Gosto, fundada em 1996 na Itália, que hoje tem cerca de 750 produtos catalogados.

No Brasil, fazem parte da lista 21 alimentos in natura ou beneficiados, espalhados por todas as regiões do País. “O objetivo do catálogo é proteger os alimentos tanto de forma territorial quanto cultural, porque não só o cultivo, mas as técnicas tradicionais de cozimento e os pratos típicos também correm riscos de extinção”, afirmou ao Terra Roberta Sá, presidente da comissão brasileira da Arca do Gosto.

“A biodiversidade mais ameaçada no Brasil é o cerrado, por causa do plantio de grãos. E também começa a ocorrer uma padronização do gosto, do sabor, o que acaba fazendo com que tradições passadas de geração em geração se percam”, disse Roberta.

A Arca do Gosto e o Slow Food Brasil são formados por membros que atuam de forma voluntária para identificar e trabalhar em cima da preservação dos produtos e de suas tradições. A Arca desenvolve ainda as fortalezas, pequenos projetos dedicados a auxiliar grupos de produtores artesanais a preservar, produzir e vender os produtos de qualidade de forma sustentável.

O Arco do Gosto faz parte do Slow Food Internacional, que tem sede na Itália, projeto que contempla fundação, universidade e publicações sobre a biodiversidade alimentar do planeta. O braço nacional chama-se Slow Food Brasil. Confira nos links acima os 21 produtos que correm risco de extinção, de acordo com informações da entidade.

Terra