Para os viciados em queijo, opções não faltam nas gôndolas dos supermercados. Mas como o “apego” a queijos mais comuns na mesa do brasileiro, como mozzarela, queijo prato e queijo branco, ainda é forte, algumas outras opções com preço parecido acabam passando desapercebido, observa Mireille. “Temos muitos queijos que são o mesmo preço da mozzarela, como o provolone, o maasdam”, recomenda a especialista.
Na opinião da consultora, alguns grupos de queijo vem crescendo muito no Brasil. “ Os queijos duros estão com os preços caindo porque estamos importando muito. Outra categoria que cresce muito é o queijo de cabra, que são ótimos pois são metabolizados muito mais rápido do que os queijos normais, além de ter um teor de gordura muito baixo. Alguns são mais caros, mas tem marcas mais acessíveis no mercado”.
Marcos Madeiro, gerente comercial Brasil da Allfood, indica, para quem quer experimentar novos sabores, o queijo Manchego. “É um queijo espanhol com um sabor muito diferenciado, mas que é pouco conhecido por aqui. Alguns queijos franceses, como o Brie de Meaux, Brie de Nangis, Coulommiers, Grand Mogol, Gratte Paille, são queijos que não são tão caros e possuem características únicas”, reforça.