Facas: por que são importantes na cozinha?
Facas e cozinheiros são um caso de "amor". Todo cozinheiro que realmente gosta do que faz tem um cuidado extremo com suas facas.
Assim como o pintor necessita pincéis para exercer sua arte, o cozinheiro precisa de facas. São elas que proporcionarão ao "chef" a capacidade de executar seu trabalho com perfeição, harmonia, rapidez e precisão.
Facas de boa qualidade são um investimento para a vida. Se bem cuidadas, boas facas duram anos. Portanto, escolha facas de bons fabricantes, preferencialmente de aço forjado e temperado, sem soldas ou emendas e com cabos de materiais de alta resistência.
Antes que você conheça a utilização de cada modelo, damos algumas dicas importantes para que você e suas facas tenham um bom relacionamento.
Facas são como escovas de dentes, cada um deve ter as suas, evite emprestar suas facas.
Lave e seque as facas imediatamente após o uso.
Facas não foram feitas para abrir latas, cortar papel, parafusar, desempenar etc.. Elas foram feitas para cortar alimentos.
Por mais estranho que possa parecer, facas bem afiadas diminuem o risco de acidentes, isso porque quando bem amoladas aumentam a precisão do corte evitando que você seja obrigado a fazer força.
Ponta dos dedos sempre para trás, é a sua garantia de segurança.
Para amolar as facas, passe-as em pedra especial para amolar e em um ângulo de 20°. Com a pedra bem umedecida, faça o fio e, somente depois, passe pela chaira para corrigir irregularidades.
Leia as colunas anteriores
Volta para a capa
|