capa - culinária


Ué, cadê o acarajé?

Dia destes, discutíamos, em uma roda de amigos, o quanto a culinária brasileira evoluiu nos últimos 500 anos. Em um primeiro momento, fazendo uma análise mais superficial, concordei com o grupo. Sim, a culinária brasileira evoluiu muito. Porém, fiquei com uma sensação de que tal afirmação não correspondia exatamente à realidade. A meu modo de ver, a culinária brasileira pouco evoluiu; ela continua sendo literalmente a culinária das colônias.

Como em tempos coloniais, "importamos" o que achamos ser atual na côrte. Trouxemos funghis, acetos balsâmico, trufas e foie, também trouxemos bagels, pretzel's e outros tantos, acomodando-os em templos de consumo chamados Shopping Center e, mais recentemente, em pequenos feudos chamados "jardins". Assim, também continua a ser feita a avaliação dos restaurantes no Brasil, enaltecidos os conceitos da corte e depreciados os conceitos da plebe.

Gastronomicamente continuamos com dois mundos: nobres e plebeus. Produtos, profissionais e conceitos vindos "d'alem mar" são considerados o que há de melhor em termos de gastronomia. Aí é que mora o pecado: 95% da população continua se alimentando com milho, mandioca e abóbora e, 5 % deliciando-se com o que há de mais atual na gastronomia, exatamente como em tempos coloniais. Que não existe riqueza sem que haja pobreza, eu já sabia, mas por aqui está um pouco exagerada essa desigualdade gastronomica.

Acabo de ler na crítica a seguinte frase sobre um popular restaurante paulista "...e a massa chegou afogada no molho...". Frase citada com tal desprezo que me transporta aos tempos coloniais, onde tudo o que era preparado para o povo era inespressivo. Ah, o tal restaurante atende em média 400 pessoas por dia. Pois se o brasileiro dá preferência ao macarrão nadando em molho, que seja eleito então esse padrão como um padrão de qualidade, e que as massas cheguem sempre "nadando no molho".

O que a maioria aprova passa a ser considerado o melhor, isso sim seria assumir uma verdadeira evolução na gastronomia. Escrever este texto me deu vontade de comer um bom acarajé, com todos os recheios que tenho direito. Será que no shopping tem uma barraquinha? Vou procurar, mas duvido muito... Escreva seu comentário para tvchef@terra.com.br e retribuirei com uma receita bem brasileira.

Leia as colunas anteriores

Volta para a capa




Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 

tvchef@terra.com.br