Bafo de alho, uma lenda divertida
Uma das mais divertidas lendas sobre o alho conta que... Em algum lugar no século XVIII, provavelmente na costa do Mediterrâneo, existia uma estalagem famosa pelo tempero de suas saladas. Todos perguntavam ao cozinheiro o segredo de tal iguaria de perfumes delicados e equilibrados. O cozinheiro, por sua vez, escondia tal segredo pois, era ele a chave do sucesso de seu pequeno negócio.
Já com a idade bastante avançada e moribundo em seu leito, o cozinheiro chama seu filho e conta-lhe o segredo. "...Filho, quando estiver preparando as folhas para a salada, descasque e mastigue um dente de alho. Jogue-o fora e prepare a salada temperando como de costume: com o vinagre e o óleo de oliva. Na hora de levar o pedido ao freguês, dê umas baforadas sobre a salada, assim você estará acrescentando o perfume do alho à salada na medida certa..."
Pode ser uma lenda, mas o fato é que o alho deve ser dosado para dar equilíbrio ao tempero. Alho em excesso pode se sobrepor aos outros ingredientes e dominar os aromas e sabores, tornando menos equilibrada a receita. O alho é um dos mais importantes ingredientes da culinária e é quase impossível dizer que existe culinária sem seu sabor marcante.
Para eliminar o "bafo de alho" mastigue um cravo da India, ou então um talo de salsinha. Não resolve, mas ajuda por alguns minutos a disfarçar o aroma. Para eliminar o aroma de alho das mãos, pode-se esfregar as mãos em uma colher ou outro utensílio de inox sob água corrente.
Leia as colunas anteriores
Volta para a capa
|