Pizza, de Nápoles para o mundo
Um simples disco de massa, com molho de tomates, coberto por quase tudo aquilo que nossa imaginação culinária possa acrescentar é uma das receitas mais consumidas no mundo.
A história da pizza é antiqüíssima. Alguns historiadores citam seu surgimento na época neolítica, outros dão como certa a origem um alguns pães assados na época do Império Romano. Porém, uma coisa é certa, por volta do século XVI os pães, redondos, já eram muito parecidas com as que pizzas, exceto pelo fato de que não se utilizarem tomates.
O ano símbolo da pizza é 1889, quando o Rei Umberto I de Savoia, acompanhado de sua esposa Margherita, visitou Nápoles. Foi dedicada a Rainha Margherita a pizza preparada com mussarela, tomates e decorada com folhas de manjericão para simbolizar as cores da Itália. Daí para o mundo, foi um piscar de olhos. Pizza é pizza em qualquer lugar do mundo, inclusive seu nome é pronunciado como na Itália.
As regras básicas para o preparo de uma boa pizza são poucas, portanto os ingredientes devem ser de altíssima qualidade. Uma boa pizza tem massa crocante por fora e macia por dentro, sal na medida certa, molho de tomates cremoso e, principalmente, não deve ter excesso de cobertura, que ao meu ver, destrói qualquer degustação do produto. Do aspecto nutricional a pizza é um alimento completo, carboidratos na massa, vitaminas e sais minerais nos tomates e proteínas nos queijos de fácil digestão, fornece uma boa dose de energia.
Conheço centenas de pizzarias e dificilmente conseguirei definir a melhor delas. Certamente para os fanáticos, as melhores do mundo são em Nápoles, Antica Pizzeria Da Michele que só serve as redondas em dois sabores, Marinara e Margherita e a imbatível Pizzeria Brandi, aquela em que foi servida a pizza para a Rainha Margherita, servindo perfumadas receitas há mais de 100 anos. Envie um email para tvchef@terra.com.br mencionando sua pizza e pizzaria preferida, retribuirei com dicas importantes para o preparo das boas redondas.
Leia as colunas anteriores
Volta para a capa
|