A lenda da pimenta vermelha
Conta a lenda que o chile (não o país e sim o pó preparado com pimentas secas) foi introduzido na terra pela Deusa das estações. A lenda é dos índios Pueblos que viviam na região aonde hoje é o estado do Novo México (EUA). Certo dia, o Coyote estava se lamentando com os deuses de sua situação no inverno. Dizia ele: "Ó como sou infeliz. No frio o urso hiberna, as aves migram para o sul, o búfalo tém pêlos espessos para se proteger do frio e eu, nada. Só me resta passar frio e esperar o calor voltar."
A deusa dos ventos, penalizada com a situação do Coyote resolveu ajudá-lo e deu-lhe um punhado de sementes orientando-o que plantasse as sementes no final do inverno e cuidasse delas para que crescessem adequadamente. Assim fez o Coyote. Plantou as sementes e esperou que crescessem, cuidando diariamente das plantinhas. Para sua surpresa vieram os frutinhos vermelhos (pimentas) e como Coyote não sabia o que fazer com os frutos, começou a se lamentar novamente. Ouvindo os lamentos, a deusa das estações apareceu novamente e disse ao infeliz: "colhas os frutinhos e coloque-os ao sol para secar, tão logo estejam bem secos triture-os entre duas pedras e guarde o pó obtido para o inverno."
O Coyote indignado disse a ela: "Senhora, com todo o respeito, de que me serve tal pó no inverno?"
A deusa respondeu: "Coloque um pouco em sua língua." Assim fez o Coyote e, ao fazê-lo, percebeu que seu corpo imediatamente se aqueceu, espantando o frio do inverno. Assim, nascia o chile preparado com as pimentas vermelhas.
Leia as colunas anteriores
Volta para a capa
|