capa - culinária


Delícias e exageros do final de ano

Felizmente terminaram as festas de final de ano. Nossos aparelhos digestivos agradecem, pois invariavelmente exageramos nos prazeres da mesa. Porém, não existe época melhor do ano para reunirmos amigos e familiares em torno da mesa e colocarmos nossa conversa em dia. Passei o final de ano no litoral Norte Paulista, mais precisamente em Boissucanga, na casa de meus amigos Neno e Marisa donos do restaurante Neno, um dos melhores da região. Imaginem só ficar hospedado em casa de dono de restaurante.

Este ano, exagerei na dose. Começamos com uma ceia de Natal bem tradicional: Peru, Tender, farofa e torta de nozes. Durante a semana que se seguiu preparamos uma série de jantares temáticos; noite Japonesa, noite Mexicana, Jantar do Mediterrâneo e assim, foi, até a virada do ano. Muita comida, cerveja e conversa.

Dia 30 começamos a preparar a ceia do Reveillon. Para começar, um pernil de Javali marinando em vinho tinto, canela, cravo e outros aromas. Um Tender descansando em suco de laranja com melado de cana, e muito bacalhau na água para perder o sal. Dia 31 logo pela manhã com os fornos aquecidos prepararamos a ceia. Foram cerca de 6 horas na cozinha. Testa daqui, experimenta ali. Muita cerveja, vinho e mais conversa quando em determinado momento surge um gigantesco panetone e um pote de marshmellow para o lanchinho da tarde.

Éramos seis cozinheiros preparando a ceia. Distribuímos as tarefas o que facilitou bastante o trabalho. Preparamos petiscos variados para antes da ceia, salada de camarões pocheados em gengibre e laranja, com mangas e molho de agrião, bacalhau ao forno, aquele com batatas, pimentão e tudo a que temos direito. Também fizemos bacalhau à Braz, aquele com batatas palha e ovos, pernil de Javali ao vinho tinto com cravo e canela, tender com melado de cana, arroz com amêndoas e champignons, torta de nozes, charlotte Russa com café e chocolate, Plum pudding, Torta de tâmaras e outras coisinhas mais...

A fartura foi tão grande que a ceia do dia 31 virou almoço e jantar do dia primeiro. E tome bolo de nozes no café da manhã, ufa... Bem, por essas e outras, agora começa uma semana de recuperação à base de saladas, frutas e grelhados, com alguns ataques noturnos à geladeira, porque afinal de contas ninguém é de ferro...

Leia as colunas anteriores

Volta para a capa




Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 

tvchef@terra.com.br