capa - culinária


Gastronomia X Ecologia?

A natureza sempre proporcionou ao homem seu sustento, mas parece que não entendemos bem o espírito da coisa e começamos a achar que somos os senhores da natureza. Assim, pouco a pouco, iniciou-se a destruição do ecossistema.

Florestas são queimadas para dar lugar as pastagens em que são criados rebanhos que logo serão transformados em hamburgueres, picanhas fatiadas, churrascos de domingo e obviamente bancos de couro para veículos de luxo. Você sabia que a área de pasto necessária para produzir um único hambúrguer poderia produzir 200 kg de maçãs? Os frangos com os quais a natureza nos presenteou são trancafiados em granjas escuras para serem "engordados" e assados em vitrines giratórias mundo afora. Os gansos são torturados para que nós, em nossa vaidade, possamos nos deliciar com o foie gras.

Os manguesais e os caranguejos, os palmitos, a pesca predatória, isso tudo sem levarmos em conta que na antiguidade eram servidos ursos, girafas e patas de elefante em decadentes banquetes. É verdade, não soubemos aproveitar e entender que a natureza é nosso maior patrimônio e pouco a pouco vamos "detonando" esse patrimônio em nome do prazer pessoal. Parece que quanto mais raro o produto, mais queremos consumí-lo. Porém, não percebemos que a mesma natureza que nos alimenta pode aos poucos nos envenenar, pois junto com toda esta fartura estamos consumindo gorduras, hormônios, e agrotóxicos.

Parece que aos poucos estamos melhorando este conflito e entendendo que precisamos viver em harmonia com nosso ecossistema, caso contrário não será possível alimentar 6 bilhões de habitantes. Aí sim, será a luta do homem contra o homem em busca de alimento. Acho que está na hora de acordar para uma nova forma de se alimentar, uma forma mais natural, mais equilibrada e que acima de tudo não desequilibre o sistema.

Leia as colunas anteriores

Volta para a capa




Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 

tvchef@terra.com.br